Evento final

Projeto Mobilidade Segura

18.06.2018

O evento final do projeto Mobilidade Segura realizou-se, nos dias 14 e 18 de junho, com viagens de comboio entre as estações da Gare do Oriente e de Vila Franca de Xira.

• Projeto Mobilidade Segura

A CP – Comboios de Portugal disponibilizou o meio de transporte para duas mil e cem crianças, “uma alternativa de mobilidade designada verde”, considerou a vereadora da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, adiantando que este projeto "promove a utilização adequada do transporte público e incentiva à sua utilização diária”.

Esta foi a forma de encerrar o projeto Mobilidade Segura, alargando a utilização dos transportes públicos à locomoção ferroviária.

Os milhares de crianças foram transportados, entre a estação de comboios em Lisboa e as escolas, pela Rodoviária e pela Barraqueiro, empresas parceiras neste projeto que integrou ações de sensibilização e de formação, ministradas pela PSP e pela GNR, junto da comunidade escolar, na perspetiva de dotar os alunos de competências relacionadas com a segurança rodoviária.

Na iniciativa participaram alunos do 4.º ano de escolaridade, de agrupamentos de escolas do concelho: Camarate, Catujal-Unhos, João Villaret, 4 de Outubro, José Afonso, N.º 1 de Loures, Maria Keil, Bobadela, São João da Talha, Santa Iria de Azóia, General Humberto Delgado, Portela e Moscavide, e Eduardo Gageiro. “Para muitos foi a primeira vez que viajaram neste meio de transporte”, concluiu a autarca com a área da Educação.

Os dias do evento foram preenchidos com várias atividades e animação no Jardim Municipal de Vila Franca de Xira.