3.ª edição da Loures InSS encerrou com Seminário

07.06.2018

O Auditório do Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, na Bobadela, recebeu, a 5 de junho, o Seminário de encerramento da 3.ª edição do Loures InSS, evento dedicado a questões ambientais.

• Seminario Inss 1
  • Seminario Inss 2
  • Seminario Inss 3

O Seminário contou com a participação de Paulo Piteira, presidente em exercício da Câmara Municipal de Loures, Isabel Dias, do Instituto Superior Técnico, e Jaime Henriques, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que assumiu o papel de moderador.

Transmitir boas-práticas ambientais e de cidadania são os principais objetivos da Loures InSS – Inovação, Sociedade e Sustentabilidade, uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures e o Instituto Superior Técnico, “que está a dar os seus frutos”, assinalou Isabel Dias na abertura do Seminário.

A Loures InSS é “uma oportunidade de darmos a conhecer o que já fizemos, o que estamos a fazer e os projetos para os próximos anos”, a nível ambiental e de sustentabilidade, disse Paulo Piteira. Como tal, referiu alguns dos projetos e atividades da Autarquia, que têm como objetivo principal “uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, para a construção de uma sociedade mais justa, racional e eficiente na utilização e gestão dos recursos”.

Jaime Rodrigues louvou o trabalho da Câmara de Loures, a nível ambiental, considerando-a como “uma entidade profundamente empenhada em melhorar e transformar a sociedade”. Para o moderador do Seminário, “não há responsabilidade social sem ética”, afirmando ser necessário “encontrar formas civilizadas de conviver”.

Aliar o desenvolvimento da humanidade e a preservação do meio ambiente, foram os tópicos fulcrais neste Seminário que, apropriadamente, se realizou no Dia Mundial do Ambiente. Tendo como propósitos a inovação, sociedade e sustentabilidade, ao longo do dia abordaram-se assuntos relacionados com a qualidade do ar, recursos marinhos, gestão de resíduos, mobilidade elétrica, eficiência energética, entre outros.

António Pombinho, vereador da Autarquia de Loures, e Nuno Leitão, presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, marcaram presença no evento.

Um Bucelas de Honra, vinho de referência do concelho de Loures, encerrou este evento, que contou com um almoço buffet, servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração da Escola Secundária de Camarate.