Cemitério de Loures

Uma visita pela história

04.05.2018

A Câmara Municipal de Loures promoveu, no dia 29 de abril, uma visita guiada ao Cemitério Municipal de Loures, na qual deu a conhecer um pouco mais sobre a vida de Manuel Francisco Soromenho.

• Uma visita pela história

A visita guiada começou no interior da Capela do cemitério, com uma apresentação da biografia do homem que, aos sete anos, sofreu uma meningite que o deixou surdo e mudo. Sem saber ler nem escrever, Manuel Francisco Soromenho, aprendeu, através do contacto com pessoas influentes de Loures, gramática e diversas línguas, que permitiram que o poeta de Loures – assim ficou conhecido – vivesse e viajasse, sem sair do seu lugar. A sua poesia quase autobiográfica, representada na obra Horas de Inspiração, é reflexo da história da sua vida.

A visita, que contou com a participação de cerca de uma dezena de pessoas, continuou pela Alameda da Redenção, onde se encontra situada a campa de Manuel Francisco Soromenho, rodeada dos jazigos das famílias mais importantes da altura. Seguiu-se uma visita à exposição Simbologias, no Núcleo Museológico.

O itinerário da visita sobre Manuel Francisco Soromenho representou, ao mesmo tempo, uma passagem por Loures do século XIX, onde figuram muitas personalidades que estão igualmente presentes no Cemitério Municipal de Loures.

No dia 27 de maio, terá lugar a próxima visita, que irá realizar-se em dois horários: 10h00 e 14h30.

Recorde-se que as visitas guiadas ao Cemitério de Loures se realizam mensalmente, aos domingos, e estão sujeitas a marcação prévia.