Galeria Municipal Vieira da Silva

Exposição de Rui Macedo despede-se da Galeria Municipal Vieira da Silva

05.02.2018

Terminou da melhor forma a exposição de Rui Macedo na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures, com o autor a ter uma conversa informal sobre a sua obra.

• Exposição de Rui Macedo despede-se da Galeria Municipal Vieira da Silva

Arte em contexto foi o nome dado à iniciativa que juntou à conversa   Rui Macedo e David Santos, historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea, sobre a exposição A new perspective on Alexander M. Collection, que esteve patente naquele espaço cultural situado no Parque Adão Barata até 3 de fevereiro.
No final da conversa, informal, foi lançado o catálogo que documenta a exposição, financiado pela Câmara de Loures.
A exposição de Rui Macedo assumiu-se como um projeto pensado e desenhado especificamente para o espaço da Galeria Municipal Vieira da Silva, tendo sido criadas cinco formas discursivas independentes, ficcionalmente atribuídas a cinco artistas diferentes, autores de obras divergentes, tanto em termos de técnica, como em termos de temática, escala, época, objetivos e ideais.

Cultura mais perto das pessoas
Presente na iniciativa esteve o vice-presidente da Câmara de Loures, Paulo Piteira, que lembrou ligação já existente de Rui Macedo com o concelho: “Esta exposição foi um momento muito importante para o Município. Não nos podemos esquecer que o Rui Macedo passou por aqui numa outra fase, aquando da sua participação no Prémio Jov'arte”.
Para o vice-presidente da Autarquia, esta exposição vem “confirmar o trabalho que temos vindo a fazer”, que tem por objetivo colocar Loures no “mapa” das artes plásticas. “Em Loures não temos dúvidas de que vale a pena tornar a cultura acessível e trazê-la para perto das pessoas, porque ela desempenha um papel fundamental”.