Projeto intermunicipal baseado na obra de José Saramago

Loures, Mafra e Lisboa apresentam Rota Memorial do Convento

13.12.2017

A sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, recebeu, no dia 11 de dezembro, a apresentação pública da Rota Memorial do Convento. Um projeto único em Portugal que pretende criar uma rota cultural e patrimonial, tendo por base uma das mais conhecidas obras literárias de José Saramago – Memorial do Convento.

• Loures, Mafra e Lisboa apresentam Rota Memorial do Convento

Um romance que revolucionou a literatura da época e que 35 anos depois da sua publicação, em 1982, surge em forma de rota cultural, num projeto que envolve os municípios de Loures, Lisboa e Mafra, tendo como parceiro estratégico a Fundação José Saramago.

O percurso que a Rota Memorial do Convento irá estabelecer entre a Casa dos Bicos, em Lisboa, e o Largo da Igreja de Cheleiros, em Mafra, terá como principais pontos de interesse os bens imóveis classificados, existentes nos três municípios: Terreiro do Paço (Monumento Nacional) e a Casa dos Bicos/Fundação José Saramago (Monumento de Interesse Público), ambos em Lisboa; o Palácio dos Arcebispos (Monumento de Interesse Público), em Santo Antão do Tojal, Loures; e em Mafra, o Palácio e Convento (Monumento Nacional). Todo o percurso será acompanhado por conteúdos de interpretação em suporte digital e multimédia (website e app), cuja produção será comissariada pelo escritor e ensaísta Miguel Real.

Divulgação da cultura portuguesa

Na apresentação deste projeto intermunicipal, Pilar del Rio, presidenta da Fundação José Saramago, agradeceu aos três municípios e a Miguel Real, também presente, o empenho neste projeto “que servirá também para se conhecer melhor o nosso país, as nossas tradições e a nossa cultura”.

Para Miguel Real, enquanto comissário do projeto, “esta Rota é a transformação de um livro num itinerário cultural, histórico, patrimonial, turístico, que resgata, não só o conteúdo do livro, mas também todo o património existente desde Lisboa até ao Convento de Mafra”.

Já para Paulo Piteira, vice-presidente e responsável pela Cultura, da Câmara Municipal de Loures, a cooperação entre os três municípios e a Fundação foi um dos aspetos fundamentais na elaboração deste projeto, mas também na apresentação “de uma candidatura a fundos comunitários, com o intuito de implementar esta importante Rota, cujo investimento ronda quase os 400 mil euros”.

“São três municípios contíguos do ponto de vista territorial, mas com orientações políticas completamente diversas, mas não foi isso que nos impediu de conseguir cooperar num projeto que consideramos importante para o território, para a Área Metropolitana de Lisboa, mas também para a divulgação da cultura portuguesa e do único escritor português que conquistou um Prémio Nobel, valorizando a produção literária portuguesa e conquistando muitos leitores em todo o Mundo que se interessaram, não apenas pelo autor, mas também pelo território onde decorre a ação dos seus livros”.

O autarca reforçou ainda o aspeto inédito de se ter, “pela primeira vez em Portugal, uma Rota baseada numa obra literária, numa altura em que se assinalam os 35 anos da publicação do Memorial do Convento e o 19.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago”.

“Este é um projeto no qual os municípios e a Fundação estão profundamente empenhados e que estamos convencidos que será uma mais-valia para toda a região metropolitana de Lisboa e naturalmente para os concelhos envolvidos”, concluiu Paulo Piteira.

Marcaram ainda presença nesta apresentação os vereadores da cultura das câmaras municipais de Mafra e Lisboa, respetivamente, José António Paulo Felgueiras e Catarina Vaz Pinto.