Hasteada bandeira de Cidade de Excelência

Loures Acessível para Todos

22.07.2017

A 20 de julho, a Autarquia de Loures hasteou a bandeira de Cidade de Excelência, nível II, pelo trabalho desenvolvido ao nível da acessibilidade e mobilidade, depois de apresentados os resultados do programa Loures Acessível para Todos, no Palácio dos Marqueses da Praia Monforte, em Loures.

• loures acessivewl1
  • loures acessi2

Sendo um dos 37 municípios integrantes da Rede Cidades e Vilas de Excelência, Loures recebeu a bandeira de Cidade de Excelência, nível II, distinção que reconhece o trabalho realizado pela Autarquia ao nível da acessibilidade e mobilidade ciclável e pedonal, no âmbito dos trabalhos de qualificação do Município que têm como objetivo torná-lo mais inclusivo.

A cerimónia foi antecedida pela apresentação dos resultados do programas Loures Acessível para Todos, fruto de “três anos de trabalho intenso”, como realçou Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, para quem o projeto “tinha um objetivo muito claro: colocar Loures na lista dos territórios de vanguarda” ao nível da inclusão, trabalho reconhecido por Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, que afirmou que “Loures tem sido uma referência para nós”.

Na apresentação foram referidas as intervenções, efetuadas e em curso, ao nível da acessibilidade e mobilidade nas vias públicas, espaços públicos, edifícios municipais, transportes e comunicação – com realce para as obras de revitalização urbana –, baseadas em dois eixos estratégicos: não acrescentar mais barreiras às já existentes e eliminar as atualmente existentes.

O relatório também mencionou algumas das ações previstas para “um processo que ainda não está concluído”, como referiu o presidente do Município, Bernardino Soares, sendo necessário “vencer resistências” e uma lógica de décadas “que tem de ser completamente invertida”.

No encerramento da apresentação de resultados, Bernardino Soares considerou que “o Loures Acessível para Todos foi o eixo estruturante” para muitas das ações e medidas tomadas, afirmando que “o princípio da acessibilidade entrou na estrutura municipal em todas as suas decisões, em todas as suas reflexões, em todos os seus projetos”, sendo uma garantia de continuidade do projeto.

Na cerimónia simbólica do hastear da bandeira e nos trabalhos de apresentação de resultados do programa Loures Acessível para Todos, esteve presente Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação.