Arte Urbana

Loures Arte Pública já está nas ruas

20.06.2017

Já se encontra a decorrer, até 25 de junho, a segunda edição do Loures Arte Pública, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures que pretende a renovação do espaço público através da arte urbana, que já se tornou uma das imagens de marca do concelho.

• Loures Arte Pública já está nas ruas

No dia 17 de junho, cerca de 100 artistas, de mais de 15 países, foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, e pela vereadora Maria Eugénia Coelho.

O presidente da Autarquia começou por agradecer a presença de todos, salientando que “a arte pública tem sido um elemento de fortíssima intervenção na paisagem urbana do Município. Teve e tem particular importância nalguns bairros sociais, onde a arte pública transformou a vida das pessoas que lá vivem e isso é um aspeto muito importante desta intervenção”.

“Sabemos que a vossa intervenção artística é cultural, mas tem também objetivos de intervenção social, nomeadamente através das mensagens que transmitem. E aqui em Loures encontram um território onde todos podem transmitir as suas mensagens, com liberdade artística, e procurando ter um impacto nas pessoas e no território”, acrescentou Bernardino Soares. “É por isso com grande gosto que vos recebemos, gente de muitas nacionalidades, capaz de deixar uma marca muito positiva no concelho”.

Importa ainda realçar que, fruto da intervenção municipal, são hoje mais de 200 os trabalhos que embelezam o espaço público, um pouco por todo o concelho, esperando-se que durante esta segunda edição do Loures Arte Pública, que decorre até dia 25 de junho, e ao longo de todo o ano de 2017, sejam produzidos perto de centena e meia de novos trabalhos.