Loures

3.ª Edição do concurso Desafios da Engenharia

01.06.2017

O Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), do Instituto Superior Técnico (IST), na Bobadela, acolheu, no dia 29 de maio, a 3.ª edição do concurso Desafios da Engenharia, iniciativa que envolveu alunos do terceiro Ciclo das escolas do concelho de Loures.

• 3.ª Edição do concurso Desafios da Engenharia

O concurso Desafios da Engenharia desenvolve-se no âmbito do acordo estabelecido entre o Município de Loures e o Instituto Superior Técnico, na área Ligações à Sociedade.

A terceira edição desta iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência aos alunos do terceiro Ciclo do concelho de Loures – no âmbito das disciplinas de Matemática, Física e Química –, permitindo a obtenção de conhecimentos que podem despertar o interesse por estas matérias, bem como fomentar entre os alunos o espírito do trabalho executado em equipa.

A iniciativa envolveu 11 agrupamentos, 47 alunos e 18 professores, que participaram em diversas atividades, com destaque para o quis temático, as adivinhas e o fórum civil, nas quais os alunos aprenderam a construir rockets de água e pontes de esparguete, e ainda algumas curiosidades na área da Física.

No final do concurso, um grupo de três alunos saiu vencedor e, por conseguinte, uma escola vencedora, cujo prémio foi entregue à Escola Secundária de São João da Talha.

“Espero que se tenham divertido e aprendido com este concurso. A ciência é uma área que envolve atividades interessantes e motivadoras”, começou por dizer o vereador responsável pela Divisão de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Loures, que marcou presença na entrega de prémios e diplomas de participação. António Pombinho destacou ainda a colaboração do Município com o IST: “Com uma entidade como esta no nosso território, fazia todo o sentido trabalharmos em parceria. Pretendemos, com esta colaboração, criar um conjunto de projetos, nomeadamente, um centro de competências em áreas que aproveitem a energia do reator nuclear aqui existente, permitindo a criação de novos produtos e projetos, bem como criar melhores condições para o ensino científico no nosso concelho”. “A Quinta dos Remédios foi outro dos projetos fruto desta parceria. Procurámos aproveitar a área existente, para criar um espaço de lazer que desse resposta à zona oriental do Município”, destacou o autarca.

Presente na entrega de prémios esteve também a vereadora com o pelouro da Educação, Maria Eugénia Coelho.

Desafios da Engenharia +

No dia 30 de maio, teve lugar a 1.ª edição do projeto Desafios da Engenharia +, desta vez destinada aos alunos seniores da Academia dos Saberes – polos de Loures e Sacavém.

A iniciativa Desafios da Engenharia + veio ao encontro do concurso, que se realizou no dia 29 de maio, mas teve como objetivo promover uma experiência diferente aos alunos seniores do concelho de Loures. Durante o período da manhã, 65 alunos da Universidade Sénior tiveram a oportunidade de visitar alguns laboratórios do Campus Tecnológico e Nuclear, nomeadamente, de ciência radiofarmacêutica, datação por radiocarbono, e acelerador Van de Graaff, bem como participar em diversas atividades práticas – construção de rockets de água e pontes de esparguete.

Durante o período da tarde teve lugar, no auditório do CTN, a entrega de certificados de participação, que contou com a presença dos vereadores Maria Eugénia Coelho e António Pombinho.

Maria Eugénia Coelho agradeceu a oportunidade que o IST criou para que a população sénior visitasse um espaço que faz parte da vivência de Sacavém, “abrindo as suas portas e o saber à população do concelho de Loures. A educação e a arte de aprender fazem parte da natureza humana”. A autarca concluiu, dizendo que o Desafios da Engenharia + foi uma atividade muito interessante e que, no próximo ano, “estejamos cá todos novamente, disponíveis para partilhar o conhecimento e o saber entre todos”.

Luís Castro, vice-presidente do IST,  agradeceu a parceria, bem como esta atividade com a Câmara Municipal de Loures que, “este ano, além dos alunos jovens, contou também com a participação dos alunos seniores da Academia dos Saberes”.