De 17 a 25 de junho

Loures Arte Pública 2017

31.03.2017

O Loures Arte Pública 2017 decorrerá de 17 a 25 de junho, por todo o concelho, estando já confirmadas as participações de mais de 80 artistas de 12 países.

• Loures Arte Pública 2017

Nesta segunda edição reitera-se o objetivo avançado na 1.ª edição, de “valorizar a arte pública como forma artística no espaço urbano. As novidades consistem na vinda de novos artistas que, de forma individual ou por associações, o solicitaram, e em intervenções que serão efetuadas, em maior percentagem, em edifícios privados”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

A apresentação formal decorreu no dia 30 de março, na qual também esteve a vereadora para a Coesão Social, Maria Eugénia Coelho, no Parque Adão Barata, em Loures, tendo sido realizados ao vivo trabalhos de Tamara Alves, Andreia Maeve, Glam, Ozearv e Raf, em cinco autocarros da Rodoviária Nacional. “A disponibilização destes meios de transporte, em viagem e à vista de todos, de forma itinerante, representa o reconhecimento social muitíssimo importante por estas manifestações artísticas”, considerou o responsável municipal.

A iniciativa da Câmara de Loures pretende melhorar o espaço público, sendo a arte urbana, atualmente, uma das imagens de marca do concelho. “Loures está na primeira linha da arte pública em Portugal, sendo uma referência a nível nacional. Aos artistas damos total liberdade para fazerem o seu trabalho, porque também para eles, com perspetivas diferenciadas, é um momento de grande afirmação”, enalteceu Bernardino Soares.

O projeto tem particular visibilidade na Quinta do Mocho, em Sacavém, onde foi criada uma galeria que conta já com 68 trabalhos de grande dimensão, distribuídos pelas fachadas dos prédios do bairro, num projeto que ultrapassa largamente o aspeto artístico para se ter constituído num projeto de transformação social.

Importa ainda realçar que, fruto de intervenção municipal, são hoje mais de 200 os trabalhos que embelezam o espaço público, um pouco por todo o concelho, esperando-se que sejam produzidos perto de centena e meia durante o ano de 2017, em particular na edição deste ano.

Consulte a lista dos artistas participantes na edição de 2017
pdf_final