Loures

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

10.03.2017

A Câmara Municipal de Loures assinalou o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – com um programa que incluiu música e um debate, no qual participaram centenas de mulheres, que se juntaram no Parque Adão Barata, em Loures.

• Comemorações do Dia Internacional da Mulher

As comemorações começaram com a atuação do grupo Cottas Club Jazz Band, que proporcionou momentos de grande diversão e interação musical entre as trabalhadoras da Câmara Municipal de Loures, Centro de Cultura e Desporto do Município de Loures, Loures Parque, GesLoures, e dos SIMAR – Serviços Intermunicipais de Água e Resíduos de Loures e Odivelas.

“Este é um dia que, por diversas razões, deve continuar a ser assinalado”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, salientando que “a igualdade de género ainda não é uma realidade para todas as mulheres”. Bernardino Soares fez também referência à realidade do Município: “Nesta Câmara, a maioria dos funcionários são mulheres e os cargos de chefia são, sobretudo, ocupados por mulheres”.

Hugo Martins, presidente do Conselho de Administração dos SIMAR, destacou a pertinência da temática da igualdade de género, dizendo que “temos de continuar com esta luta, que acarreta implicações sociais e financeiras, bem como construir uma sociedade mais equitativa”.

Debate Nós, mulheres, no sonho do Poder Local

Já no interior do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte teve lugar o debate Nós, mulheres, no sonho do Poder Local, cuja abertura ficou a cargo da presidente da Assembleia Municipal de Loures. Fernanda Santos salientou o papel fundamental que as mulheres desempenham e cujo trabalho e empenho são reconhecidos pela Autarquia.

Moderado por Eduardo Baptista, antigo vereador da Câmara Municipal de Loures, o debate teve como objetivo fazer uma perspetiva de algumas mulheres que trabalharam e trabalham junto do poder local. Gabriela Freire, funcionária do Município de Loures há 34 anos; Ana Mata, antiga funcionária dos SIMAR; Maria Fátima Amaral, dirigente sindical e trabalhadora dos SIMAR; Maria Amélia Figueiredo, antiga autarca de Caneças, no mandato de 1985-1989; e Arlete Simão, antiga professora do 1.º ciclo, que promoveu um relacionamento de cooperação entre a Câmara e as escolas do concelho de Loures, foram as convidadas deste debate, que abordou os seguintes temas: Evolução da Câmara Municipal na perspetiva de uma trabalhadora; Evolução das mulheres na vida sindical; Perspetiva de uma eleita numa outra autarquia e formas de cooperação com a Câmara Municipal; e a Experiência de uma mulher interveniente numa instituição do concelho e a sua vivência no desenvolvimento que foi ocorrendo ao longo dos anos.

Marcaram ainda presença nas comemorações do Dia da Mulher, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, os vereadores Maria Eugénia Coelho, António Pombinho, Tiago Matias e Sónia Paixão, o presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória, e as presidentes das Uniões das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas e de Moscavide e Portela, Glória Trindade e Manuela Dias, respetivamente.