Eficiência energética

Câmara de Loures reduz gastos com energia reativa

20.02.2017

A Câmara Municipal de Loures instalou no Pavilhão Paz e Amizade e em quatro escolas do concelho baterias de condensadores, de modo a eliminar os gastos com energia reativa.

• Câmara de Loures reduz gastos com energia reativa

A grande maioria dos equipamentos elétricos, nomeadamente motores elétricos, transformadores, máquinas de soldadura, balastros, fornos de indução, entre outros, para além de energia ativa, consome também energia reativa. Enquanto a energia ativa está associada à produção de trabalho útil, a energia reativa serve apenas para alimentar os circuitos magnéticos dos equipamentos elétricos.
A Câmara de Loures, no âmbito da sua política de eficiência energética, tem vindo a encontrar soluções para a eliminação deste tipo de energia, através da instalação de baterias de condensadores, no sentido de compensar o chamado “Fator de Potência”, eliminando a quase totalidade destes custos. O Pavilhão Paz e Amizade e quatro escolas do concelho foram, nesta fase, os equipamentos a contar com a instalação destas baterias.
As baterias de condensadores funcionam como geradores, que fornecem aos equipamentos elétricos a energia reativa necessária para a manutenção do campo eletromagnético, evitando assim as elevadas faturações pelo consumo de energia reativa provenientes do seu fornecedor.
Com a recente aquisição dos novos equipamentos, a Autarquia irá eliminar cerca de 80% dos gastos totais com esta tipologia de energia, passando de uma fatura anual de 54 mil euros para uma fatura esperada, em 2017, de 11 mil euros. Para os próximos dez anos as poupanças serão de cerca de meio milhão de euros.