Loures submete seis candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética

07.02.2017

A Câmara Municipal de Loures, em colaboração com a Agência Municipal de Energia e Ambiente de Loures submeteu, no passado mês de novembro, seis candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética, com o objetivo de diminuir o consumo energético do edificado municipal.

• arquivo ambiente

O Fundo de Eficiência Energética publicou, a 8 de julho de 2016, o “Aviso 21 – Administração Pública Eficiente 2016” – , cujo objetivo visa reduzir o consumo de energia do edificado da Administração Pública, contribuindo desta forma para a redução da despesa pública. Este aviso pretende ainda promover o uso racional de energia, cumprindo com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE).

No âmbito das candidaturas apresentadas, os edifícios abrangidos foram os seguintes: Biblioteca Municipal José Saramago, Arquivo Municipal, Pavilhão António Feliciano Bastos, Divisão de Habitação, Centro de Educação Ambiental e Gabinete de Intervenção Local.

As medidas propostas nas candidaturas incidiram sobre a gestão e controlo da iluminação, remodelação de sistemas de climatização (AVAC) e a integração de energia solar térmica na produção de águas quentes sanitárias (AQS).

O investimento total será de 241.384,86€, sendo 193.107,35€ (80%) cofinanciado pelo Fundo de Eficiência Energética e 48.276,97€ pela Câmara Municipal de Loures. A poupança anual total será de cerca de 96.500€, representando o retorno do investimento total de dois anos e meio.