Moscavide

Câmara cede imóvel à CREACIL para centro de atividades ocupacionais para jovens adultos com deficiência

30.12.2016

A Câmara Municipal de Loures assinou, no dia 29 de dezembro, um Contrato de Utilização de Imóvel Municipal com a CREACIL – Cooperativa de Reabilitação, Educação e Animação para a Comunidade Integrada do Concelho de Loures.

• creacil1
  • creacil2
  • creacil3

O contrato prevê a cedência de um imóvel integrado no domínio privado municipal, na Rua Engenheiro Adão Manuel Ramos Barata, em Moscavide, e destina-se à instalação do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) desta instituição.

No âmbito da atualização do Diagnóstico Social Concelhio, em 2014, a Deficiência tornou-se uma área prioritária para a Autarquia, dada a insuficiência de respostas e projetos de acompanhamento a pessoas com este problema, no concelho. Deste modo, este CAO vem dar resposta à população adulta com deficiência, colmatando a inexistência destes serviços no Município. Sendo uma instituição que desenvolve trabalhos nesta área, a CREACIL vê assim constituída uma resposta social na área da deficiência.

“Com a criação deste CAO, abrimos o caminho certo para a CREACIL, dando assim resposta aos jovens adultos com deficiência do nosso concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, salientando que “começamos a pôr fim a uma lacuna que, até então, existia nesta Autarquia”. Bernardino Soares agradeceu ainda a disponibilidade da CREACIL em aceitar este desafio, que “em nada invalida a continuação e o desenvolvimento do trabalho desta instituição”.

O autarca fez também referência à parceria criada com mais três instituições locais, nomeadamente, a Associação Luiz Pereira Motta, a Casa do Gaiato e a Pomba da Paz, cujo objetivo passa pela criação de mais Centros de Atividades Ocupacionais, mas que carecem de resposta positiva por parte da Segurança Social e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Américo Alexandre mostrou-se satisfeito pela concretização deste momento, referindo que “há muito que a CREACIL ambicionava por um CAO para jovens adultos com deficiência, esperando-se que seja uma luz para o nosso concelho”. O presidente da direção da CREACIL agradeceu ainda o apoio do atual Executivo Municipal, “por acreditar nesta instituição, que já conta com 25 anos de existência”.

A cerimónia teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, em Loures, e contou com a presença da vereadora responsável pelo Departamento de Coesão Social e Habitação da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, da vereadora Sónia Paixão e da presidente da União das Freguesias de Moscavide e Portela, Manuela Dias.