Promover a redução de emissões de carbono

Projeto REMEDIO reúne em Loures

19.12.2016

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte recebeu, no dia 15 de dezembro, a primeira reunião do projeto REMEDIO, do qual a Câmara Municipal de Loures e o Instituto Superior Técnico (IST) são parceiros.

• Projeto REMEDIO reúne em Loures

O projeto REMEDIO – REgenerating mixed-use MED urban communities congested by traffic through Innovative low carbon mobility sOlutions – visa promover o uso de sistemas de transporte de baixo carbono, atuando na melhoria da gestão das cidades.
Implementado em cinco cidades europeias – Loures, Treviso (Itália), Thessaloniki (Grécia), Split (Croácia) e Sevilha (Espanha), terá a duração de 30 meses e um orçamento de cerca de dois milhões de euros.
A ideia é implementar ações concretas que passem, sobretudo pela otimização do sistema de transportes públicos, pelo incentivo de fontes de energia alternativa e modos de mobilidade suave.
Recorde-se que, no que diz respeito a medidas de mobilidade sustentável, o Município de Loures possui 3,6 quilómetros de ciclovias que pretende desenvolver, fazendo-as chegar a mais pontos do concelho. Já em 2010, a Autarquia aderiu ao projeto Mobi-E,  uma rede de carregamento inteligente que utiliza energia elétrica proveniente essencialmente de fontes renováveis e que serve para abastecer os veículos elétricos, contando, atualmente com 31 pontos de carga.
A reunião realizada no dia 15 de dezembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, e no dia 16, no Campus Tecnológico e Nuclear do IST, na Bobadela, contou com a presença de delegações dos países participantes, e teve como objetivos apresentar os parceiros do projeto, bem como as áreas piloto onde este será implementado.
No concelho de Loures, a zona piloto a ser estudada será a Avenida de Moscavide, local onde, ao longo do mês de novembro, o IST procedeu à monitorização da qualidade do ar. Este é um dos indicadores que se pretende melhorar com o projeto REMEDIO, através da promoção da circulação pedonal e de bicicleta, entre outras políticas de incentivo a padrões de mobilidade mais eficientes. Para isso, muito vai contribuir o projeto de Revitalização Urbana que está a decorrer nesta freguesia e que pretende diminuir a velocidade do trânsito automóvel, promover a circulação do peão e dos transportes públicos no centro da vila, assim como favorecer a criação de espaços para o surgimento de esplanadas e passeios mais largos, entre outras medidas de regeneração urbana.
O projeto REMEDIO faz parte do programa Interreg Med, sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).