Programa de comemorações

Loures assinala 40 anos de Poder Local Democrático

19.12.2016

A 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Loures deu início ao programa que assinala os 40 anos das primeiras eleições democráticas em Portugal, com uma série de iniciativas comemorativas, que se vão prolongar até ao próximo ano.

• Loures assinala 40 anos de Poder Local Democrático

A apresentação da exposição Alvorada do Poder Local, patente nas fachadas do edifício dos Paços do Concelho até 31 de março de 2017, foi antecedida por um solo de clarinete do maestro António Saiote, que interpretou excertos de várias músicas associadas à luta pela liberdade.

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (PMPM), seguiu-se a apresentação do programa da Autarquia para as comemorações dos 40 anos de Poder Local, “uma das maiores conquistas da revolução de Abril”, assinalou o presidente da Câmara, Bernardino Soares.

O coordenador das comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático em Loures, Paulo Piteira, divulgou o programa destas comemorações, que conta com três exposições, três debates, publicação de três livros e uma conferência nacional, que tem como objetivo “pensar o presente, refletir as contingências atuais e pensar o futuro”.

Paulo Piteira salientou a importância das comissões administrativas que deram “respostas imediatas e eficazes para a melhoria das condições de vida das populações”, no que “foi uma época de grande entusiasmo e participação”, com Bernardino Soares a referir que o poder local serviu “para concretizar dois dos objetivos do Movimento das Forças Armadas: democratizar e desenvolver”.

“Quarenta e dois anos depois, podemos dizer que o poder local democrático é um pilar fundamental que deve ser reforçado”, sendo “essencial uma mais justa repartição das receitas do Estado entre a administração central e local”, afirmou o presidente da Autarquia. “Não podemos ter cada vez menos meios financeiros e sermos compelidos a financiar o que é da responsabilidade do Estado”, disse.

O PMPM foi o local escolhido para a apresentação da reedição do livro José Gouveia na Alvorada do Poder Local, numa homenagem a José Gouveia, presidente da Comissão Administrativa de Loures, de 1974 a 1976. Ana Paula Assunção, comissária das comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático, em Loures, afirmou que “a história local vive muito da evocação de algumas personagens, mas vive sobretudo de ter pessoas para passar o testemunho”, facto realçado por Eduardo Batista, membro da comissão de homenagem a José Gouveia, que afirmou que o livro retrata “o que foi a intensa atividade do que foi o 25 de Abril” e serve “para que os jovens compreendam que o passado e o presente estão interligados”.

A iniciativa de 12 de dezembro contou com a presença da Confraria do Arinto de Bucelas, Confraria da Marmelada de Odivelas e Confraria do Queijo Fresco da Região Saloia.

Esta primeira cerimónia, dedicada ao aniversário das primeiras eleições autárquicas de 1976, terminou com a realização da 5ª Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures, contando com a intervenção de todos os partidos representados na mesma.

Consulte o programa das comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático, em Loures.