Workshop

Implementação de projetos de eficiência energética na indústria

28.11.2016

Dar a conhecer formas de combater o desperdício de energia e identificar novas soluções para reduzir custos e aumentar a competitividade na indústria foi o mote do workshop realizado no passado dia 24 de novembro no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

• Implementação de projetos de eficiência energética na indústria

A iniciativa, vocacionada para o setor da indústria, resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Agência de Energia e Ambiente de Loures (AMEAL) e teve como objetivo potenciar a troca de experiências, o debate e a reflexão, em torno das temáticas da energia e do ambiente.

Na abertura da iniciativa, o vereador com o pelouro do Ambiente, Tiago Matias, referiu ser de vital importância para o Município “promover o debate em torno das temáticas da energia e ambiente”, de modo a “dotar as empresas do concelho de mais conhecimento, informação e apoio, designadamente, sobre fontes de financiamento” em matéria de eficiência energética. Destaque para a recém-criada AMEAL, agência especialmente criada pelo Município, que visa “prestar um conjunto de serviços concretos às empresas e instituições, designadamente, o apoio a candidaturas de financiamento em matéria de energia e ambiente”, conforme frisou Tiago Matias.

A sessão, moderada por Pedro Oliveira, da AMEAL, contou com uma primeira intervenção de Marco Ferreira, da consultora Jesus Ferreira, que introduziu a questão da importância da eficiência energética aplicada ao setor da indústria, apontando que “o peso com os custos da energia, na indústria, varia entre 5% e 50%”, fator que tende a dificultar a competitividade nos mercados internacionais. Luís Miranda Mendes e Marco Correia, ambos da empresa Energia Lateral, apresentaram casos práticos de implementação de sistemas de eficiência energética, quer na área da energia solar fotovoltaica, quer aplicada à iluminação interior, explicitando as caraterísticas e vantagens associadas às mesmas.

Um conjunto de medidas comportamentais e de investimento foram apresentadas por Fernando Noivo, do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Loures, no âmbito da implementação de um contrato de performance energético, havido entre a Câmara Municipal de Loures e a empresa Nemotek, processo que já permitiu à Câmara uma redução de energia reativa na ordem dos 98,6%, nos primeiros seis meses de implementação do processo.

Contratos de performance energética

A última intervenção, a cargo de Patrícia Dias (Energia Lateral), centrou-se nas mais-valias da aposta pela implementação de contratos de performance energética, solução que permite às empresas uma partilha de benefícios gerados pela celebração dos contratos referidos, garantido a estas investimento inicial necessário, pela Energia Lateral, bem como os custos de manutenção e operação. Fundada em 2007, esta empresa é responsável pela implementação de uma metodologia que parte da análise das condições do cliente, de modo a definir a melhor solução energética a implementar, garantindo o aprovisionamento, fornecimento e instalação dos equipamentos necessários ao projeto.  Assegurando, de igual modo, o financiamento adequado e a gestão operacional do projeto, a Energia Lateral assume, também, a gestão do projeto, garantindo a performance do mesmo, de acordo com o contratualizado com o cliente.