Ir para o Conteúdo

Galardão de Mérito Empresarial

Câmara Municipal distingue empresas do concelho

21.11.2016

Hovione, Montiqueijo e Renascimento foram as três empresas distinguidas com o Galardão de Mérito Empresarial 2016, numa cerimónia realizada, no dia 17 de novembro, no Palácio do Correio-Mor, em Loures.

  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho
  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho
  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho
  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho
  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho
  • Câmara Municipal distingue empresas do concelho

 

O Galardão de Mérito Empresarial pretende distinguir a excelência e o desempenho das empresas sediadas no concelho de Loures. No segundo ano do seu relançamento, a Câmara Municipal de Loures decidiu premiar a Hovione, a Montiqueijo e a Renascimento, numa cerimónia realizada, no dia 17 de novembro, no Palácio do Correio-Mor.
“Em boa hora retomámos o Galardão de Mérito Empresarial, pois apesar de, durante anos, não ter sido atribuído, continua a ter um inegável prestígio”, começou por dizer o presidente da Câmara de Loures. Para Bernardino Soares, o objetivo é que o Galardão seja “um incentivo à qualidade do trabalho das empresas, à vontade de crescimento e de investimento e à inovação”.
“Queremos em Loures mais desenvolvimento e crescimento económico”, continuou. “E queremos que isso se faça com a capacidade de o país atrair mais investimento público e privado, que possibilite a criação de riqueza e de emprego”.
Bernardino Soares deu os parabéns às empresas galardoadas, elogiando a sua “enorme qualidade” e “responsabilidade perante os seus trabalhadores e a sociedade”, e que, apesar de serem três empresas de referência do concelho de Loures, podiam sê-lo “em qualquer ponto do país ou do mundo”.
O autarca relembrou que a Câmara de Loures “não é, nem nunca será um agente passivo do desenvolvimento económico”, pois “não está cá apenas para passar as licenças, mas sim para ser um agente ativo do desenvolvimento”. Bernardino Soares deu o exemplo da Loures Investe, uma agência criada para prestar um serviço de proximidade às empresas, acompanhando-as nos seus projetos: “Tem sido um trabalho de grande tenacidade, porque este não dá frutos nem no dia, nem no mês seguinte. Podemos dizer que, ainda assim, os processos em tratamento e acompanhamento, alguns já aprovados, representam um valor de 200 milhões de euros em novos investimentos, perspetivando a criação de mil novos postos de trabalho”, mencionou.
“Estamos a investir”, afirmou. “O investimento público alavanca o investimento privado. E estamos a investir, não só em serviços públicos, mas também em processos de revitalização urbana que têm o objetivo de contribuir para que haja maior dinamismo empresarial e comercial, sobretudo nos centros urbanos das nossas vilas e cidades, qualificando o território e dando melhor qualidade de vida às pessoas que ali vivem e ali trabalham”.

 

Empresas de referência
A Hovione, empresa especialista no desenvolvimento de novos processos químicos e dispositivos médicos, bem como de princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial, foi a primeira empresa a subir ao palco para receber o Galardão. Filipe Vicente, diretor-geral da fábrica de Loures, recebeu o prémio, qualificando-o como “o reconhecimento pelo nosso desempenho, mérito e excelência, mas também pelo contributo que temos dado na criação de valor e de emprego, há mais de 50 anos”.
Dina Duarte, diretora-geral da Montiqueijo, empresa de Lousa produtora de produtos lácteos, especializada na produção de queijos de vaca, mostrou-se muito satisfeita por “existir este tipo de iniciativas para dar reconhecimento ao trabalho que as empresas fazem ao logo da sua vida”. Para Dina Duarte, esta é uma forma de reconhecer o “esforço” e de “dar coragem para enfrentar os dias difíceis que poderemos ter pela frente”.
Em representação da Renascimento – Gestão e Reciclagem de Resíduos, estiveram o diretor-geral, Paulo Nascimento, e a diretora executiva, Elsa Nascimento, que se mostraram “muito honrados” pelo prémio que veio distinguir “o ótimo trabalho realizado nos últimos anos”. Para Elsa Nascimento, a empresa “faz a diferença na vida de muitas pessoas”, pois “tem contribuído para uma melhor economia e ambiente mais sustentável”.
A cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Empresarial 2016 contou com as presenças da presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, e dos vereadores António Pombinho, Nuno Botelho, Fernando Costa e Sónia Paixão.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora