Segurança

02.08.2016

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas celebrou, no passado dia 31 de julho, o 125.º aniversário, iniciativa que contou com a presença da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

• Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas celebra 125.º aniversário

A cerimónia comemorativa teve início com a habitual parada de bombeiros, seguida da inauguração de um novo veículo e do Núcleo Museológico Mário Roberto, espaço museológico ilustrativo dos equipamentos utilizados na atividade de socorro e apoio às populações ao longo do tempo.

A cerimónia contemplou, ainda, a apresentação do memorando “Juntos somos mais bombeiros – Bucelas 125 anos”, a que se seguiu a sessão solene, presidida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira; do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Grave Pereira; do vice-presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Rui Santos; do Comandante Operacional do Agrupamento Distrital de Operações de Socorro do Sul da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Elísio Oliveira e do vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, Pedro Araújo. Igualmente presentes na sessão estiveram a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, os vereadores António Pombinho e Fernando Costa e o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Élio Matias.

Na ocasião, Constança Urbano de Sousa considerou a atividade dos bombeiros voluntários como “o pilar central de todo o sistema de protecção civil”, manifestando, ainda, “um profundo agradecimento a todos os bombeiros voluntários portugueses”, e em particular, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, “pelo esforço solidário e abnegado na protecção de todos os concidadãos”.

Paulo Piteira, presidente da Câmara Municipal de Loures começou por expressar um “sincero e profundo agradecimento” pelo trabalho desenvolvido pela associação ao longo dos “125 anos de investimento no serviço à população”, manifestando uma “enorme satisfação por ter sido possível atingir o objectivo de dotar a associação de condições condignas”, fruto do empenhamento e dedicação de um conjunto de entidades e cidadãos, não obstante o atual contexto financeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Loures aludiu, ainda, ao apoio logístico e financeiro disponibilizado pela autarquia, referindo, nomeadamente, a colaboração de vários técnicos municipais no projeto de conceção do núcleo museológico, bem como o investimento municipal no montante de 60.000€ para as obras de ampliação do quartel sede, salientando “congratular-se pelo facto de Loures ser o segundo município, sem bombeiros profissionais, que mais verbas transfere para as associações de bombeiros”.

“O investimento nos bombeiros voluntários corresponde a uma prioridade estratégica deste executivo”, salientou Paulo Piteira, garantindo que o município continuará a constituir-se como um “interlocutor atento e empenhado” no trabalho de proximidade com as associações de bombeiros.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, José Falcão destacou o “forte trabalho realizado pelos corpos sociais e pelo corpo de bombeiros”, que constitui “exemplo para as gerações futuras”, opinião partilhada pelo comandante, Rui Máximo, que acredita que “o espaço, correspondente às atuais instalações, ficará preparado para os próximos 30 anos”.

No decurso da sessão solene, foram ainda distinguidos vários bombeiros e elementos do comando e atribuídas diversas medalhas de dedicação e assiduidade, tendo sido condecoradas várias entidades que se destacaram do ponto de vista do contributo relevante em prol do desenvolvimento da atividade da associação, com destaque para a atribuição da medalha de serviços distintos, grau ouro, da Liga de Bombeiros Portugueses à Câmara Municipal de Loures e da condecoração do estandarte da associação com medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, pela Ministra da Administração Interna.