Loures

Administração Central volta a apoiar Contrato Local de Segurança de Loures

01.07.2016

Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta da Administração Interna, visitou no dia 30 de junho, as freguesias que compõem o território de influência do Contrato Local de Segurança (CLS), em Loures.

• Administração Central volta a apoiar Contrato Local de Segurança de Loures

A secretária de Estado Adjunta da Administração Interna, Isabel Oneto, anunciou, no dia 30 de junho, durante uma visita ao concelho de Loures, que o Governo pretende retomar, até ao início do próximo ano letivo, os Contratos Locais de Segurança com o intuito de prevenir fenómenos de violência e insegurança.
O CLS de Loures foi assinado em Setembro de 2008 e abrange cerca de 50 mil habitantes das freguesias da Apelação, Camarate e Sacavém. Contudo, durante o Governo anterior, o financiamento destes contratos assinados em mais de 30 municípios foi interrompido. Loures, no entanto, manteve os projetos em curso e a intervenção no terreno de influência do CLS.
“A nossa intenção é recuperar a parceria entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e os municípios”, disse Isabel Oneto. “Por isso, espero em breve assinar a renovação do CLS com Loures e pô-lo rapidamente no terreno já no início do próximo ano letivo”, acrescentou.
“A nossa matriz de intervenção são as crianças e os jovens. Se não as apoiarmos e não as deixarmos seguir o seu percurso, nunca teremos o problema da segurança resolvido”, disse a secretária de Estado. Isabel Oneto alertou ainda para o facto de não haver “respostas mágicas”. “Não há no CLS um programa modelo. É preciso ir ao terreno, ver o que está a acontecer e adaptar a resposta a cada uma das situações. É um trabalho específico, concreto e diário. E isso só é possível em colaboração com os autarcas”.
Bernardino Soares mostrou-se satisfeito com a decisão da tutela em recuperar os CLS, dizendo ser “com muito contentamento, que o Município acolhe o facto de o Governo querer agora recuperar esta filosofia e este conceito do CLS, para o qual estamos preparados desde já para intervir. E que isso signifique uma continuidade de trabalho por vários anos”, concluiu.

O CLS em Loures
Depois de uma breve receção nos Paços do Concelho de Loures, Isabel Oneto seguiu numa visita por Camarate, Sacavém e Apelação, onde teve contacto com os diversos locais, entidades e projetos apoiados financeiramente pelo MAI.
Entre os diversos projetos, destaque para a Orquestra Municipal Geração Bora Nessa; Liga-te ao Desporto (Associação Desportiva Leões Apelaçonenses, Grupo Desportivo Águias de Camarate e Sociedade Recreativa Catujalense); Pais Formados, Filhos Educados! (Pastoral dos Ciganos); Violência (s)! (Associação de Mulheres Contra a Violência).
O CLS tem ainda muitos outros projetos em curso que passam por visitas aos comerciantes, ações de sensibilização sobre temáticas diversas (bullying, violência doméstica e no namoro, viajar em segurança) visitas de crianças às esquadras da PSP e ações de rua sobre tráfico de seres humanos.
O Contrato Local de Segurança é um compromisso livremente assumido entre os poderes públicos – o Estado, as Forças de Segurança, as autarquias – e a sociedade civil, os seus agentes sociais, económicos, culturais e cidadãos em geral, para a criação de uma nova cultura de segurança, assente numa estratégia de intervenção, ativa e partilhada.
As áreas de intervenção prioritária deste contrato, dizem respeito à prevenção da delinquência juvenil, da pequena criminalidade, da violência doméstica, dos comportamentos antissociais e dos fenómenos de insegurança, bem como ao incentivo do sentimento de auto estima e pertença comunitária e de valoração dos bens comuns.