CREACIL

Inauguração da exposição Cavalo Alazão

16.05.2016

Inaugurou, no dia 12 de maio, na Casa do Adro, em Loures, a exposição fotográfica Cavalo Alazão, muitos o querem, poucos o dão…, projeto concebido pela CREACIL.

• Inauguração da exposição Cavalo Alazão

Esta exposição resulta de um projeto de equitação terapêutica, realizada pela CREACIL, apoiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação e desenvolvido, em parceria, com o Centro Hípico do Pinheiro de Loures. Com uma duração de quatro meses – de setembro a dezembro de 2015 –, permitiu a todos os utentes da instituição o acesso gratuito à hipoterapia.

Promover a reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, mediante a prática de equitação terapêutica em meio natural, facilitar a perceção acerca das suas próprias potencialidades e contribuir para uma vida mais saudável, feliz e socialmente integrada, são os objetivos que estiveram na base deste projeto.

Durante os quatro meses foi possível aferir o interesse e o empenho dos participantes nas atividades propostas com vista à sua inserção socioprofissional futura, bem como o aumento das interações familiares positivas, através do relato das atividades e da partilha de emoções.

Presente nesta inauguração esteve a vereadora responsável pela área social da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, que lembrou que “todas as pessoas são pessoas – independentemente das suas capacidades – e cada uma delas tem um contributo importante a dar à sociedade”.

A autarca salientou, ainda, que “o concelho de Loures não pode ser um concelho justo, se não conseguir dar resposta a estas pessoas. Queremos continuar a dar o nosso melhor e a trabalhar em conjunto, insistindo junto da Segurança Social para que não deixe morrer esta instituição, e se criem parcerias neste âmbito”.

Já Américo Alexandre, presidente da direção da CREACIL, mostrou-se emocionado, manifestando-se agradado em estar empenhado nesta causa, que “permite dar visibilidade ao que se faz na área da deficiência”.

O presidente da CREACIL agradeceu, ainda, o apoio que a Autarquia tem prestado a esta instituição, bem como nesta exposição, que “permite partilhar com a comunidade a deficiência intelectual, como atividade autónoma”.

A exposição estará patente até 24 de junho, no Centro de Recursos e Apoio Pedagógico (CRAP) da Casa do Adro, junto à Igreja Matriz de Loures.