O Município de Loures esteve presente no Seminário Nacional Eco-Escolas 2026, que decorreu entre 22 e 25 de janeiro, em Guimarães, com uma participação no domínio da educação e sensibilização ambiental, através da apresentação da iniciativa “Rios com Vida 360º”.
No âmbito da ECOMostra, integrada no programa do seminário, Loures apresentou um filme imersivo em 3D que permite uma visita virtual às linhas de água do concelho, dando a conhecer a biodiversidade e geodiversidade locais, bem como projetos municipais como o Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e a renaturalização das linhas de água, com recurso a tecnologia e inteligência artificial.
Parceiro histórico da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, e do Programa Eco-Escolas, o Município de Loures conta, no presente ano letivo, com 31 escolas inscritas na iniciativa, reforçando o seu compromisso com a educação para a sustentabilidade e a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.
O seminário, que decorreu em Guimarães, Capital Verde Europeia 2026, integrou o III Encontro Internacional de Educação Ambiental, subordinado ao tema “Educação Ambiental: uma ferramenta para a inclusão”.
Com esta presença, o Município de Loures reafirma o seu papel na vanguarda da educação ambiental, apostando em soluções inovadoras e participativas para sensibilizar a comunidade para a proteção dos ecossistemas e a ação climática.