Ir para o Conteúdo

Mobilidade Urbana

Metro ligeiro de superfície ligará Loures, Lisboa e Oeiras

02.04.2025

A LIOS (Linha Intermodal Oriental Sustentável), operacionalizada em modo BRT composto para autocarros rápidos num sistema de trânsito próprio, ao longo de oito quilómetros, incluirá 17 paragens em três freguesias do concelho de Loures.

  • BRT 1
  • BRT 2
  • BRT 3
  • BRT 4
  • BRT 5
  • BRT 6
  • BRT 7

Está prevista a passagem pelo Metro de Moscavide, Avenida dos Descobrimentos na Portela, pela Praça da República, Real Forte e estação de comboios em Sacavém, e Quinta dos Remédios, na Bobadela.

Desta forma, “iremos otimizar os tempos de percurso, contribuindo para uma experiência de deslocação mais rápida, versátil e adaptável para cerca de 90 mil habitantes”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, adiantando que, em paralelo, encontra-se em “fase de estudo a reformulação das linhas e reforço da Carris Metropolitana para acesso a São João da Talha e Santa Iria de Azóia”.

Esta nova redefinição de corredores de transporte coletivo permitirá a conetividade entre os territórios de Loures, Lisboa e Oeiras, ao longo de catorze quilómetros, privilegiando um traçado de elétrico em canal dedicado continuo, designado 16E, que ligará, em 22 minutos, o Terreiro do Paço e o Parque Tejo-Trancão.

Este investimento estruturante, estimado em 160 milhões de euros, deverá ter início em 2027 por via da execução de projeto e contratação de empreitada consignadas no próximo ano.

O sistema de metro ligeiro transportará, anualmente, oito milhões de passageiros, e significará a redução da circulação diária de seis mil veículos individuais, assim como da emissão carbónica no equivalente à plantação de 880 mil árvores.

Nesta cerimónia, que decorreu, no dia 1 de abril, no Parque das Nações, estiveram presentes a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o presidente da autarquia de Lisboa, Carlos Moedas.

No âmbito dos investimentos determinantes em mobilidade urbana, será também relançado, no dia 15 deste mês, o concurso público para a construção da Linha Violeta com o respetivo reforço orçamental.


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora