Discussão pública

Loures apresenta percurso ciclável entre Sacavém e Moscavide

10.03.2016

A Câmara Municipal de Loures promoveu, dia 9 de março, uma discussão pública sobre o projeto de implementação de um percurso ciclável que ligará Sacavém a Moscavide, passando pela Portela.

• ciclovia1
  • ciclovia2
  • ciclovia3

O Município pretende, até abril do próximo ano, construir um percurso ciclável que una as localidades de Sacavém, Portela e Moscavide.

O percurso proposto terá uma extensão aproximada de 2,6 quilómetros e visa ligar a cidade de Sacavém (Avenida Estado da Índia) – onde já existe um percurso ciclável – à estação de metro de Moscavide, passando pela vila da Portela.

Este investimento – que rondará os 220 mil euros – tem como objetivo contribuir para a adoção da bicicleta como modo de transporte quotidiano, articulando a sua utilização com a rede de transportes públicos, bem como procurar explorar a vertente do lazer e recreio.

A sessão pública teve lugar na Portela, com as presenças do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal. Bernardino Soares afirmou que “a Autarquia procura inaugurar um caminho para o transporte de modo suave, que constitui uma necessidade para a população”, acrescentando que “é necessário romper com as fronteiras, existindo maior apetência para a utilização deste percurso. É necessário criar uma rede de deslocação diária, que permita não substituir, mas melhorar os transportes públicos”.

Já Paulo Piteira referiu que “o modo suave de deslocação tem cada vez mais importância e será uma aposta no futuro. Temos uma maior sensibilização para com as causas ambientais e consciência sobre os modos e hábitos de vida saudável”.

“É um projeto que desafia as populações e, por isso, faz sentido apostar em soluções como esta”, acrescentando que “dada a possibilidade de os utentes da Rodoviária de Lisboa, Carris, Metro e da CP poderem transportar as bicicletas, tornará mais fácil a sua deslocação entre Sacavém e a capital”.

Depois de concluído este percurso, a Autarquia perspetiva alargar esta rede ciclável para a cidade de Loures, através da Várzea, com possíveis recursos a fundos comunitários. O desafio passará, igualmente, por ligar o Município de Vila Franca de Xira – através da frente ribeirinha – ao de Lisboa (Belém), através do concelho de Loures, mais concretamente, pela cidade de Sacavém.

Na iniciativa marcaram também presença o vereador Fernando Costa e a presidente da União das Freguesias de Moscavide e da Portela, Maria Manuela Dias.