Loures comemorou ontem o Dia Municipal do Bombeiro com um evento de homenagem aos bombeiros do concelho, que decorreu ao longo de todo o dia, no Parque Adão Barata, em Loures.
Na sessão pública realizada da parte da tarde, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, recordou que os munícipes do concelho têm hoje “uma dívida de gratidão para com os bombeiros”. Depois de, em dezembro último, o concelho ter sido um dos mais fustigados pelas cheias, foram os bombeiros que, “de forma heroica e corajosa, estiveram na rua a ajudar as pessoas que mais necessitavam”, o que permitiu, de forma mais rápida, “repor a normalidade”.
Ricardo Leão reiterou que o Executivo Municipal “continuará o apoio constante às sete corporações”, agradecendo desde o trabalho de articulação que tem sido feito com a Câmara Municipal, e do qual o Comandante Pedro Barbosa, enquanto coordenador municipal da Proteção Civil, “é o rosto”. Uma escolha que o presidente da Autarquia considera “determinante” para se chegar “aquilo que é hoje o apoio constante deste Município aos bombeiros e que ascende os três milhões de euros”, salientando que “somos um dos municípios que mais apoia os bombeiros do nosso país”.
Apoios que se materializam também em reabilitações dos quartéis, como é o caso dos Bombeiros de Loures e do Zambujal, no valor de 150 e 100 mil euros, respetivamente; ou o apoio de 30 mil euros aos Bombeiros de Sacavém e 40 mil aos Bombeiros de Camarate para garantir a segurança de acesso ao quartel. Ou ainda o apoio ao Bombeiros do Zambujal para a criação da sua escola, com a instalação de monoblocos “que irão ser pagos pela Câmara e irão permitir a formação de jovens bombeiros”, afirmou o presidente.
Ainda no âmbito dos apoios, Ricardo Leão destacou o protocolo “inédito no país” que a Autarquia assinou com as sete corporações de bombeiros do concelho e que permite que, “até um montante de 50 mil euros”, os bombeiros possam abastecer-se de combustível, “de forma gratuita, nas bombas da Câmara Municipal”, visando minimizar o impacte da subida dos combustíveis.
O presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda a ocasião para realçar o problema de voluntariado de que sofrem hoje as corporações de bombeiros, agradecendo aos jovens ali presentes pela “a coragem e predisposição para defender a população do concelho de Loures”. Lembrou ainda que “precisamos de bombeiros ativos, e em permanência nas nossas corporações”, e que para tal foi desenvolvido um trabalho de implementação de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em todas as corporações.
“Quando cheguei à Câmara tínhamos três EIP, ao fim de um ano e sete meses temos autorizadas 14 EIP. Um investimento financiado em 50% pela Câmara de Loures e os outros 50 pelo Governo”, notou, concluindo que, por isso, “somos hoje o concelho do país com mais EIP, o que reflete o caminho que temos vindo a seguir, de apoio constante aos nossos bombeiros”.
A cerimónia de homenagem seguiu com um desfile motorizado e apeado, na envolvência do Parque Adão Barata, terminando com todos os bombeiros formados e a Banda dos Bombeiros de Fanhões a tocar “A Portuguesa”.