Proteção Civil

Loures reforça apoio às associações de bombeiros do concelho

16.02.2023

A Câmara Municipal de Loures aprovou, ontem, em Reunião de Câmara, o apoio financeiro de mais de dois milhões de euros destinados às associações de bombeiros do concelho e ainda à Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, para o ano de 2023.

• Bombeiros 1

A verba aprovada diz respeito a apoios a conceder às associações de bombeiros no âmbito do associativismo e voluntariado em bombeiros, a protocolos entre o Município e as associações de bombeiros do concelho para manutenção dos Grupos de Intervenção Permanente (GIPE), bem como para a interligação do Sistema Integrado de Gestão Municipal de Operações e Socorro (SIGMOS) com o software de Gestão de Corporações de Bombeiros (GESCORP).

Foi ainda aprovado outro protocolo entre o Município de Loures e as associações de bombeiros, que, a partir de agora, podem proceder ao abastecimento de combustível aos veículos de socorro no posto de abastecimento da Câmara Municipal de Loures. “Trata-se de uma medida ímpar, sem comparação com o passado”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Leão. “As nossas corporações podem abastecer-se, de forma gratuita, até ao montante de 50 mil euros, valor dividido proporcionalmente por todas as corporações”. “É uma medida mais que justa, que pretende mitigar o impacte que o aumento dos combustíveis tem nas nossas vidas, particularmente, na dos bombeiros”.

A Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide é igualmente contemplada neste conjunto de apoios, porque se trata “de um parceiro importante e determinante para um conjunto de projetos, particularmente na Proteção Civil”. De acordo com Ricardo Leão, “o aumento de 36% reflete a importância que esta associação tem para o nosso concelho”.

“Numa altura difícil que todos os municípios vivem do ponto de vista financeiro, aprovámos aumentos e não cortes”. Ricardo Leão deu ainda o exemplo do aumento de 9%, cerca de 100 mil euros, para o reforço da capacidade operacional dos bombeiros voluntários do concelho de Loures, nomeadamente a nível de equipamentos de proteção individual, reparações de manutenção correntes das suas instalações e pequenas obras de melhoria das mesmas, seguros, atividades formativas, aquisição de equipamento de combate a incêndios e veículos, bem como apoio às despesas energéticas. Com esta aprovação em Reunião de Câmara, são elevados, assim, para cerca de três milhões de euros, os apoios a associações de bombeiros no ano 2023.

O presidente da Câmara de Loures frisou, ainda, a importância das equipas de intervenção permanente (EIP): “Ter bombeiros no ativo nas nossas corporações é de extrema importância”, referiu o autarca, salientando o aumento de três EIP para 14 no concelho, sendo Loures o Município com maior número de EIP do País.

“Quanto mais fortes estiverem os nossos bombeiros, mais seguro está o nosso concelho e a nossa população” concluiu.