Transição energética

Apoios ao financiamento de Comunidades de Energia Renovável e de Autoconsumo Coletivo

21.11.2022

No âmbito das oportunidades de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relativas à transição energética, a Câmara Municipal de Loures divulga candidaturas para o apoio à constituição de Comunidades de Energia Renovável (CER) e ao Autoconsumo Coletivo (ACC).

• Paços dos Concelho - fachada

As Comunidades de Energia Renovável e o Autoconsumo Coletivo permitem que cidadãos, empresas e entidades públicas e privadas produzam, consumam, partilhem, armazenem e vendam energia produzida, a partir de fontes de energia renováveis.

Este programa destina-se a edifícios já existentes, sejam eles de caráter residencial, nomeadamente, habitações unifamiliares, edifícios multifamiliares ou as suas frações autónomas, ou em edifícios de comércio e serviços do setor privado, incluindo os destinados a atividades de Economia Social, como é o caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

As taxas de comparticipação nos edifícios de habitação podem atingir o máximo de 70 por cento dos custos elegíveis, baixando esse valor para os 50 por cento nos edifícios de comércio e serviços.

Pretendendo ser um motor da transição ecológica no concelho, com o papel de promoção, divulgação e apoio direto às entidades elegíveis, a Autarquia está ao dispor para qualquer esclarecimento, através dos seguintes endereços de correio eletrónico: dfeif@cm-loures.pt ou des@cm-loures. Poderá ainda consultar o aviso em: https://recuperarportugal.gov.pt/wp-content/uploads/2022/06/Aviso-PRR-C13_CER_3.a-republicacao.pdf.