Projetos sociais

Serviços municipais reuniram sobre as Operações Integradas Locais

17.11.2022

A Câmara Municipal de Loures reuniu os serviços internos, envolvidos na implementação do programa Comunidades em Ação, no âmbito do Plano Metropolitano de Operações Integradas Locais.

• Reunião CML OIL 1
  • Reunião CML OIL 2
  • Reunião CML OIL 3

Em causa estão projetos, financiados em mais de sete milhões de euros, concernentes às Uniões das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, e de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, através de ações físicas e imateriais que visam a regeneração dos territórios e a inclusão social de comunidades que vivem em situação de carência.

“O nosso envolvimento verifica-se no sentido de termos um projeto transformador. Pretendemos que este processo, de relevante significado em várias vertentes e com noventa parcerias firmadas, se concretize como transformador junto das comunidades”, evidenciou a vice-presidente da Autarquia, Sónia Paixão.

A respetiva execução, até 2025, vai incidir na área do Ambiente, na instalação ou requalificação de infraestruturas de saúde (como a nova Unidade de Saúde da Bobadela) e de equipamentos educativos (como a Escola Básica n.º 5 de Camarate), e no aumento do sucesso escolar, assim como em fomentar a participação cívica e as relações intergeracionais, garantir o acesso à cultura e criatividade promovendo a interculturalidade e a identidade local, reforço do movimento associativo, incentivar estilos de vida saudáveis (como a atividade física e desportiva), e realizar iniciativas de prevenção das diferentes formas de violência.

A estratégia assenta no desenvolvimento de dinâmicas de colaboração pública e privada, com o objetivo de contribuir para mitigar as fragilidades de comunidades locais e melhorar as condições de vida da população.