Desenvolvimento local

Planos de ação das Operações Integradas Locais de Loures assinados

04.11.2022

O plano de intervenção Comunidades em Ação, destinado à Área Metropolitana de Lisboa, foi apresentado, no dia 4 de novembro, no Mosteiro de Odivelas.

• PRR-OIL 1
  • PRR-OIL 2
  • PRR-OIL 3
  • PRR-OIL 4
  • PRR-OIL 5
  • PRR-OIL 6

Apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, representa um investimento de 121,5 milhões de euros, a disponibilizar até 2025, em trinta e um projetos integrados, constituindo-se como abordagens multissectoriais de escala local, concretizado de acordo com as características e oportunidades, por forma a dar respostas que permitam mitigar as vulnerabilidades das comunidades desfavorecidas e as assimetrias entre territórios.

“Combater a pobreza e reduzir as desigualdades estão sempre no centro das preocupações de todos. A estratégia nacional consiste em retirar 660 mil pessoas da pobreza, das quais 178 mil crianças”, nos próximos oito anos, enalteceu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Na sessão de celebração dos termos de aceitação, a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, procedeu à assinatura dos planos de ação das Operações Integradas Locais (OIL) respeitantes às Uniões de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, e de Santa Iria da Azoia, São João da Talha e Bobadela.

As medidas contempladas, com um financiamento de mais de sete milhões de euros, visam, entre outras, a instalação ou requalificação de equipamentos de saúde (como a nova Unidade de Saúde da Bobadela) e de equipamentos educativos (como a Escola Básica n.º 5 de Camarate), projetos de combate ao insucesso e abandono escolares, iniciativas de prevenção das diferentes formas de violência, e o envolvimento direto na criação ou coprodução de ações no âmbito artístico/cultural.

Este processo é uma “oportunidade única para o desenvolvimento local, promovendo a inclusão das comunidades que vivem em situação de fragilidade social. Foi com este propósito que o Município de Loures assumiu, desde o primeiro momento, o interesse em atuar nestes territórios, através de uma abordagem de cooperação e participação com todas as estruturas locais, num esforço conjunto que deverá conferir maior eficácia às políticas públicas”, considerou Sónia Paixão.

Nesta fase estão envolvidas sete dezenas de entidades parceiras (públicas e privadas), em mais de uma centena de projetos de atuação em sete eixos fundamentais: ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, cidadania e empoderamento das comunidades, educação, emprego e economia, saúde e dinamização social.