Plano de Recuperação e Resiliência

Candidaturas da Câmara de Loures à linha de financiamento Bairros Comerciais Digitais aprovadas

25.10.2022

As candidaturas da Câmara Municipal de Loures à linha de financiamento Bairros Comerciais Digitais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram consideradas elegíveis e passaram à segunda fase.

Recuperar Portugal_final

As candidaturas Viver Loures – Bairro Comercial Digital de Loures e Moscavide Original – Bairro Comercial Digital de Moscavide visam a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum e a melhoria do território.

Estes projetos pretendem transformar estas áreas urbanas em verdadeiros centros comerciais ao ar livre, conectados e adaptados às novas tendências, com vista à transição para uma nova dimensão de consumo, capaz de assegurar a valorização e a digitalização do comércio local, bem como a recuperação da economia.

Pretende-se intensificar a relação do espaço público com a atividade comercial e operacionalizar uma nova dinâmica competitiva nas localidades, contribuindo para fomentar a atratividade do comércio e serviços presentes nestas zonas.

A escolha destas áreas urbanas teve em conta a densidade de espaços comerciais e de prestação de serviços que caracterizam os locais, um dos requisitos mais relevantes para a aprovação da candidatura. Outro factor que beneficia as candidaturas é o facto de terem sido apresentadas por um consórcio, que é liderado pela Autarquia, mas integra também outras entidades, tais como a Junta de Freguesia de Loures, a Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas e a Associação industrial Portuguesa.

Esta linha de financiamento prevê a criação de 50 bairros comerciais digitais em todo o país, isto é, espaços urbanos delimitados, com uma forte densidade comercial, que possam ser alvo de uma estratégia de gestão comum, que assente num ambiente tecnológico avançado. O que se pretende é capacitar os comerciantes desses bairros para outras formas de venda para além da física (em loja), nomeadamente a digital e a híbrida, promovendo e potenciando os seus negócios. O objetivo passa, ainda, por captar uma maior atenção dos consumidores para os bairros, não só pela sua nova identidade visual e disponibilização de informação relevante para a decisão de consumo, mas também pela facilidade de aquisição de produtos e serviços.

Esta medida apresenta-se, assim, como uma oportunidade para Loures impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, recuperar o sentido de planeamento do urbanismo comercial, promover a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, bem como o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Barro de PRR