Plano de Recuperação e Resiliência

PRR aprova candidatura da Câmara Municipal de Loures na área social

14.10.2022

Foi aprovada a candidatura que a Câmara Municipal de Loures apresentou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na área das comunidades desfavorecidas, que irá permitir uma abordagem específica e multissetorial em alguns territórios do concelho.

Recuperar Portugal_final

São João da Talha, Santa Iria de Azóia e Bobadela, bem como Camarate, Unhos e Apelação são os territórios abrangidos por esta candidatura, agora aprovada, e financiada a 100% pelo PRR, com um valor de investimento de mais de 7 milhões de euros, englobando 41 ações, e a participação de mais de 80 parceiros.

As Comunidades Desfavorecidas atuam nos territórios através de abordagens integradas, concertadas e síncronas, envolvendo atores locais e setoriais, e assegurando uma intervenção sobre as múltiplas vulnerabilidades socioterritoriais, de acordo com as características, problemas e oportunidades de cada comunidade, identificadas a partir de diagnósticos locais.

A Câmara Municipal de Loures encontra-se a submeter e a desenvolver projetos para várias candidaturas, em diversas áreas, como educação, ação social, sustentabilidade, economia e outras.

Recorde-se que o PRR é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, no pós-pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa, ao longo da próxima década.

Barro de PRR