Cemitério Municipal de Loures

Conversa com… João Lázaro

11.10.2022

Decorreu no passado dia 8 de outubro, na capela do Cemitério Municipal de Loures, a iniciativa Conversa com… João Lázaro, na qual foi abordado o tema da República em Loures, bem como os contributos da investigação realizada nos cemitérios paroquiais do concelho desde 2018.

• conversa com joão lázaro1
  • conversa com joão lázaro2
  • conversa com joão lázaro3

Esta iniciativa, inserida na programação do Turismo Cemiterial, teve como convidado João Lázaro, investigador associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, doutorado em História Moderna e Contemporânea, e autor de vários artigos e de um livro sobre o movimento operário português.

A exposição inaugurada a 4 de outubro, Os contributos do Turismo Cemiterial para a revisitação da História em Loures, no Núcleo Museológico do Cemitério de Loures, foi analisada por João Lázaro, que teceu elogios à inovação na pesquisa histórica, realizada em Loures e na exposição apresentada, valorizando novos suportes de informação, como os registos de cemitérios, campas, jazigos e epitáfios, cruzando momentos, pessoas e acontecimentos.

Por parte do público houve perguntas e troca de opiniões e a sessão encerrou as comemorações da Implantação da República do corrente ano.