As abelhas silvestres de Montachique

27.09.2022

O Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Fanhões, foi alvo, entre 2020 e 2021, de um estudo piloto realizado pelo TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, para inventariação da diversidade de abelhas silvestres existentes neste parque.

abelhas set 22

Neste estudo foram registadas 768 abelhas, que correspondem a 72 espécies identificadas (famílias Andrenidae, Apidae, Colletidae, Halictidae, Megachilidae e Melittidae).

A cada mês, o Parque Municipal do Cabeço de Montachique irá destacar uma espécie diferente e apresentar algumas das suas características.

Em setembro, a espécie que destacamos é Tetraloniella iberica, ou abelha-cornuda-anã-iberica, que apresenta antenas vermelhas, olhos verdes e bandas escuras em fundo claro no abdómen. É um endemismo ibérico, ou seja, existe apenas na Península Ibérica.

É uma pequena abelha solitária, que nidifica no solo em grandes agregações. Apresenta uma forte ligação a plantas compostas da família Asteraceae, tendo sido observada em Portugal apenas em Pulicaria paludosa.

Distribuição: Península Ibérica

Envergadura: 9 - 10 mm

Época de voo: maio a setembro