Cidadania e inovação

PDM vai à escola

19.11.2015

Criar projetos de pesquisa e intervenção territorial nas escolas, enquadrados pelas principais orientações do Plano Diretor Municipal (PDM) é o principal objetivo do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).

O IGOT e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa têm promovido desde o ano letivo 2011/2012, em colaboração com a Esri Portugal – Sistemas e Informação Geográfica e o Ministério da Educação e Cultura, o projeto Nós Propomos.
O que se pretende é a promoção ativa da cidadania territorial, através da mobilização dos alunos dos 11.º e 12.º anos de geografia, para a realização de projetos de pesquisa e intervenção territorial, norteados pelo PDM do concelho das escolas que se inscrevem no projeto. Os alunos deverão identificar problemas locais significativos e apresentar propostas de resolução.
Entre as 50 escolas admitidas este ano letivo, três são do Município de Loures: Colégio Integrado Monte Maior, Escola Secundária de São João da Talha e Escola Secundária José Cardoso Pires, em Santo António dos Cavaleiros.
O projeto Nós Propomos prevê ainda a realização, em cada escola, de uma sessão de apresentação sobre as grandes orientações estratégicas do Plano Diretor Municipal. O PDM já foi à escola de São João da Talha e ao Colégio Monte Maior, estando agendada mais uma sessão, para o dia 24 de novembro, na Escola Secundária José Cardoso Pires.
No final, cada escola terá a possibilidade de apresentar os projetos em reuniões de Câmara e na Assembleia Municipal. Os melhores serão incluídos num concurso nacional, sendo o 1.º prémio uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, patrocinada pelo Partido Comunista Português.