Projeto In-Town

Por uma Europa Inclusiva

04.11.2015

Loures recebeu, entre os dias 27 e 31 de outubro, a visita de representantes de vários municípios europeus que se encontram a desenvolver o projeto In-Town, por uma Europa Inclusiva. O objetivo é a construção de uma rede que privilegie a inclusão de cidadãos portadores de deficiência.

• Por uma Europa Inclusiva

Loures, Grevesmuhlen e Ahrensbok, da Alemanha, Laxa, da Suécia, Nagymaros, da Hungria, e Grzmiaca, da Polónia, são os parceiros de uma candidatura europeia que visa a construção de uma rede de parcerias e sinergias que privilegie a inclusão de cidadãos portadores de deficiência no espaço europeu, assente na partilha de conhecimentos e de boas-práticas.

Cada um dos países é responsável pelo desenvolvimento de um tema, tendo Loures abordado a temática Inclusion and Music (Inclusão e Música). Entre os dias 27 e 31 de outubro foram muitas as atividades dinamizadas por todo o concelho de Loures, das quais se destaca visitas a equipamentos, instituições e escolas para conhecimento das experiências inclusivas locais.

Um dos pontos altos deste evento foi a realização, no dia 29 de outubro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, de uma conferência sobre inclusão que contou com a presença do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, e da vereadora responsável pela área da ação social, Maria Eugénia Coelho.

Elisabete Fernandes, pelo Conservatório D’Artes de Loures, e Maria Manuel Andrade, diretora do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Loures foram as convidadas para apresentar os projetos desenvolvidos por ambas as instituições e que têm como objetivo a promoção da cidadania, da igualdade, do desenvolvimento pessoal e da inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

Também os representantes de cada um dos municípios parceiros tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho realizado nos respetivos países, proporcionando mais um momento de partilha de experiências e troca de ideias.

A visita ao concelho de Loures terminou com um concerto, no dia 30 de outubro, na Igreja Matriz de Loures, protagonizado pelo Conservatório D’Artes de Loures e pela Silvio Bollman Orchester, de Grevesmuhlen, na Alemanha.