Atividades económicas

Município homenageia PME Líder do concelho

23.06.2022

São 196 as empresas do concelho de Loures que atingiram o estatuto de PME Líder 2021. No dia 23 de junho, a Câmara de Loures recebeu os empresários na Quinta do Vale, em Santo Antão do Tojal, destacando o seu papel enquanto parte essencial no desenvolvimento económico do Município.

• PME líder 2022_9
  • PME líder 2022_1
  • PME líder 2022_2
  • PME líder 2022_3
  • PME líder 2022_4
  • PME líder 2022_5
  • PME líder 2022_6
  • PME líder 2022_7
  • PME líder 2022_8
  • PME líder 2022_10

O presidente da Câmara Municipal de Loures recebeu os representantes das empresas do concelho que conseguiram obter o estatuto de PME Líder em 2021, começando por agradecer a todos “pela capacidade de resiliência e resistência que demonstraram durante a crise pandémica”. Ricardo Leão sublinhou, inclusive, que “houve um aumento de empresas PME Líder em relação ao ano transato”.

Por isso, Ricardo Leão reforçou que, cada vez mais, a Câmara de Loures, “tem de ser célere nos licenciamentos e nas respostas que dá às empresas, porque tempo é dinheiro”.

Para o autarca, é preciso “revolucionar a ligação entre a Câmara de Loures e os empresários”, evitando olhar para o Município “como uma manta de retalhos”. “Temos de definir o que queremos para o nosso concelho, que tipo de empresas desejamos e que caminho queremos seguir”.

Ricardo Leão recordou o que está a ser feito para esse objetivo, voltando a abordar a questão da Loures Business Hub, associação que tem como objetivo dinamizar as empresas, o comércio e os serviços do concelho, nomeadamente com a formação de start-ups através de incubadoras. “É por isso que é urgente a criação de um parque industrial aqui no concelho. Para que depois estas novas empresas tenham onde se fixar e não fujam para os concelhos vizinhos”, alertou.

Também a criação de um Conselho Estratégico Empresarial voltou a estar na ordem do dia. Segundo o presidente da Câmara “é importante que nos sentemos com regularidade à mesma mesa com os empresários e falemos sobre para onde é queremos caminhar, pois Loures tem um grande potencial de crescimento”.

Ricardo Leão não esqueceu o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e anunciou a criação, na Câmara de Loures, de uma divisão, com uma estrutura técnica única, “que se está a dedicar única e exclusivamente aos fundos comunitários e ao PRR”, acrescentando, ainda, que a Autarquia “decidiu contratar uma equipa externa, com comprovado know-how na procura de fundos comunitários, entre eles o PRR e o Portugal 2030, para apoiar as micro, pequenas e médias empresas do concelho, nas suas candidaturas”.

O vereador com o pelouro das Atividades Económicas, Nelson Batista, fez um retrato do concelho de Loures em termos empresariais, referindo que as 196 PME Líder são responsáveis por 5642 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 736 milhões de euros.

Segundo o autarca, São João da Talha, Santa Iria de Azóia, Bobadela, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal e Loures são as freguesias com mais PME Líder.

Presente no evento esteve também Nuno Gonçalves do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que apresentou os programas de empreendedorismo e sistemas de incentivo e soluções de financiamento às empresas, bem como a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, e a vereadora Paula Magalhães.

PME Líder - Como é atribuído?

O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders.