Inovação e empreendedorismo

Município apresenta Loures Business Hub

16.05.2022

A Câmara Municipal de Loures apresentou, no dia 12 de maio, na Quinta do Vale, em Santo Antão do Tojal, a Loures Business Hub, uma associação que tem como objetivo dinamizar as empresas, o comércio e os serviços do concelho.

• Loures Business Hub_1
  • Loures Business Hub_2
  • Loures Business Hub_3
  • Loures Business Hub_4
  • Loures Business Hub_5
  • Loures Business Hub_6

No dia 12 de maio, a Câmara de Loures reuniu na Quinta do Vale dezenas de empresários para assistirem à apresentação da Loures Business Hub, a nova associação que vem substituir o centro de negócios Loures Inova.

A Loures Business Hub será participada pela Câmara Municipal de Loures, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa – local onde ficará sediada – e diversas associações e empresas. Para além de pretender dinamizar as empresas, o comércio e serviços, tem ainda como objetivos formar e capacitar empresários e comerciantes, fomentar o empreendedorismo e inovação, atrair e fixar investimento e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta associação estará agregada a outras quatro marcas: Loures Innovation Hub, onde se promoverá a formação de start-ups através de incubadoras; Loures Investment Hub, para atrair o investimento e dar apoio ao investidor, nomeadamente através da elaboração de candidaturas; Loures Academy, que tem como objetivo criar programas de empreendedorismo jovem para as escolas; e Loures Comércio, que dinamizará programas de capacitação e de incentivo ao comércio.

Em suma, a Loures Business Hub pretende criar quatro polos de incubação distribuídos pelo concelho, apoiar, até 2025, mais 200 empresas, atingir uma rede de 100 parceiros, chegar aos 3250 alunos envolvidos em programas para escolas, anualmente, e dar 500 horas de formação.

A abertura do evento coube ao presidente da Câmara Municipal de Loures que afirmou estar a ser dado “um salto qualitativo e decisivo para o futuro do nosso concelho”. Para Ricardo Leão é importante “criar uma cultura empreendedora e empresarial” e fazer aquilo que o autarca chama de “diferenciação positiva”.

“Temos de olhar para nós, para o potencial do nosso concelho, olhar para as empresas que cá estão e para aquelas que se querem fixar. E por isso é determinante termos esta visão agregadora, mas acima de tudo diferenciadora”.

Ricardo Leão anunciou, ainda, a criação de um “Conselho Estratégico Empresarial”. Segundo o presidente da Câmara “é importante que nos sentemos à mesma mesa com os empresários e falemos sobre para onde é queremos caminhar, pois Loures tem um grande potencial de crescimento”.

Presente esteve também o vereador com o pelouro da Economia, Nelson Batista, que destacou a “política de proximidade” do Município com as empresas e empresários, através de visitas periódicas às empresas, “para perceber as suas necessidades e dificuldades e captar mais investimento”.

Nelson Batista revelou que, desde novembro 2021 até 30 de abril 2022, “este Executivo já fez entrevistas a 45 potenciais investidores que se podem traduzir em 2342 possíveis postos de trabalho. Destes 45, já conseguimos concretizar 19 processos que estão instruídos no Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística”.

Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara de Loures, abordou o tema do empreendedorismo jovem. “Queremos transformar a vida dos jovens e envolver cada vez mais os jovens do nosso concelho”, afirmou.

“Não foi por acaso que 2022 foi considerado o Ano Europeu da Juventude”, mencionou Sónia Paixão. “É nos jovens que está esta capacidade transformadora. É neles que temos de apostar para ter uma sociedade melhor. É a capacidade criativa e de maior de adaptação que temos de aproveitar”.

A autarca revelou, ainda, que Loures é “o 4.º concelho mais jovem da área Metropolitana de Lisboa”, mas também é dos concelhos que mais perdeu jovens de acordo com os últimos censos. “Temos de perceber onde está a incapacidade para fixarmos os jovens do nosso concelho”.

A sessão contou também, como oradores, com Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, com atividade  no concelho de Loures, e de Paulo Martins, Head of Overall Market Solutions do ISCTE Executive Education.