Obras municipais

Câmara avança com obras no valor de oito milhões de euros

12.05.2022

A Câmara de Loures vai avançar com um conjunto de obras orçadas em cerca de oito milhões de euros: a construção da Variante Interior de Loures, a requalificação da Rua Avelar Brotero, um muro de contenção na Rua Domingos José Morais e a repavimentação de arrumentos nas dez freguesias do concelho.

Na reunião camarária que se realizou no dia 11 de maio foram aprovadas quatro propostas tendo em vista a contratação de empréstimos de médio e longo prazo para a concretização daquelas obras.

No caso da Variante Interior de Loures, está em causa um investimento de 3,7 milhões de euros, que permitirá, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Loures, concretizar aquele que era “um desejo de há muito tempo de toda a população”.

“É uma via importante e estrutural para a cidade de Loures”, afirmou Ricardo Leão, acrescentando que esta via trará “melhores condições de segurança e de fluidez rodoviária no atravessamento da cidade”.

Quanto à Rua Avelar Brotero, o presidente da Autarquia explicou que a obra a desenvolver, previsivelmente ao longo dos anos de 2023 e de 2024, visa “a melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade pedonal, a criação de atravessamentos rodoviários seguros e a beneficiação da estrutura do pavimento rodoviário e de todas as infraestruturas”.

“É uma obra de extrema importância para a população”, afirmou Ricardo Leão, dando conta de que recebe “muitas reclamações” relacionadas com a insegurança nesta via, devido à falta de passeios e à inadequação do piso. Esta obra tem um valor estimado de 1,8 milhões de euros.

Nesta reunião camarária foram igualmente aprovadas propostas referentes à contratação de empréstimos para a obra de um muro de contenção na Rua Domingos José Morais, em Sacavém, e para a repavimentação de um conjunto de arruamentos nas dez freguesias do concelho.

O valor dessas repavimentações ascende a 1,5 milhões de euros. Como explicou Ricardo Leão, os arruamentos a intervencionar serão definidos através de um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia.

Reforço da Polícia Municipal

Também aprovada foi uma proposta que prevê a abertura de um concurso externo para ingresso e ocupação de 19 postos de trabalho na Polícia Municipal de Loures.

O presidente da Autarquia sublinhou a importância dessa decisão, defendendo que ela contribuirá para aquele que é o objetivo do executivo: “Ter uma Polícia Municipal mais equipada, com mais agentes e, desta forma, mais próxima da população”, o que se traduzirá num “aumento do sentimento de segurança” da população.

A Câmara Municipal de Loures aprovou ainda a submissão à Assembleia Municipal de Loures de um conjunto de alterações relacionadas com regulamentos da Loures Parque, Empresa Municipal de Estacionamento. Entre essas alterações encontram-se o fim do estacionamento pago aos fins de semana e feriados na Portela, bem como a redução do valor das autorizações mensais de estacionamento a comerciantes, empresários e trabalhadores, em Moscavide e na Urbanização dos Jardins do Cristo Rei.

Além disso, os detentores de veículos 100% elétricos vão passar a ter acesso a um Dístico Verde, com validade de um ano, que lhes permitirá estacionar sem pagar tarifa. Esta medida aplica-se a todo o concelho, com exceção das zonas de estacionamento 301 e 101 (em Moscavide e Loures, respetivamente).