Março Jovem

5.º Open Poomsae Kup TKDSAC

29.03.2022

Mais de uma centena de atletas participaram, no passado dia 26 de março, no 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 2022, organizado pelo Taekwondo Clube de Santo António dos Cavaleiros.

• 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 1
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 2
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 3
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 4
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 5
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 6
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 7
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 8
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 9
  • 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC 10

O Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, foi palco da prova nacional de técnica para Kups, daquele que é um estilo típico das artes marciais coreanas, o Poomsae.

Esta competição, que contou com mais de 200 atletas, em representação de 19 equipas nacionais e espanholas, teve o apoio da Câmara Municipal de Loures, através da iniciativa Março Jovem; da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas; do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do projeto Desporto para Todos; da Associação Portuguesa de Árbitros de Taekwondo; da Associação de Taekwondo de Lisboa; do Portugal Taekwondo Centro; e ainda de algumas entidades do comércio local que se quiseram juntar a esta iniciativa.

Sendo o Taekwondo Clube de Santo António dos Cavaleiros um clube detentor da Bandeira da Ética, pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, este promoveu o juramento para a ética na abertura da cerimónia, onde um atleta, um juiz e um treinador, em representação dos seus pares, se comprometeram a ter um comportamento exemplar durante o Open de Taekwondo.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e responsável pelo pelouro do Desporto, Sónia Paixão, marcou presença, no final do Open Poomsae Kup, para a entrega de prémios aos atletas e clubes vencedores. Na ocasião, Sónia Paixão agradeceu ao mestre Paulo Martins, coordenador desta competição e responsável pela equipa de juízes de técnica, bem como ao Taekwondo Clube de Santo António dos Cavaleiros “por terem trazido esta prova para o nosso concelho”.

“A Câmara Municipal de Loures vê na área do Desporto um dos seus pilares de desenvolvimento. Acreditamos que, através da Educação, do Desporto e da Cultura conseguimos proporcionar os mais importantes valores sociais às camadas mais jovens que residem no nosso concelho, e não só”, salientou a autarca.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, “o combate destes jovens no tapete é um combate de respeito e de valores, princípios que os mestres lhes incutem e que os acompanham ao longo da vida. Esse é o lugar que vocês, enquanto agentes desportivos, podem ter”.

Já Jorge Silva, presidente da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, frisou que esta iniciativa “é uma festa da família e é assim que ela se faz”.

“Quero agradecer ao mestre Paulo Martins por todo o trabalho que tem feito, ajudando a projetar o nome desta União das Freguesias e do concelho de Loures além-fronteiras”, bem como “a preparar os nossos jovens para o combate da vida e deste evento”, sublinhou Jorge Silva, acrescentando que “o combate, esse grande desafio que é a vida, faz-se, acima de tudo, com valores que o mestre tem transmitido à nossa vivência diária. E ela faz-se com honra, lealdade, verdade e fair play, sendo estes os valores que precisamos para o mundo em que vivemos”.

Durante o decorrer do 5.º Open Poomsae Kup TKDSAC foi utilizado o sistema de pontuação eletrónico, tendo a competição sido classificada por 19 juízes de técnica nacionais.