15.ª edição

Apurados vencedores municipais do Concurso Nacional de Leitura

07.03.2022

A Biblioteca Municipal José Saramago recebeu a Prova Municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na qual foram apurados os 12 alunos que passarão agora à fase intermunicipal, da Área Metropolitana de Lisboa.

• Concurso leitura 2022 1
  • Concurso leitura 2022 2
  • Concurso leitura 2022 3
  • Concurso leitura 2022 4
  • Concurso leitura 2022 5
  • Concurso leitura 2022 6
  • Concurso leitura 2022 7
  • Concurso leitura 2022 8
  • Concurso leitura 2022 9
  • Concurso leitura 2022 10

Esta prova decorreu no dia 5 de março e reuniu um total de 20 concorrentes, que se fizeram acompanhar por familiares e professores. Divididos por graus de ensino – 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário – os alunos leram excertos de obras selecionadas e responderam a perguntas do júri sobre as mesmas.

Resultante de um desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura às escolas de todo o país, este é um concurso que visa a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, ao qual se associam a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede de Bibliotecas Escolares, Instituto Camões, Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro e RTP.

O júri foi constituído por uma representante das Bibliotecas Municipais de Loures, Maria Rijo, pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Chaves, e pela escritora Carmen Zita Ferreira.

Sagraram-se vencedores desta prova, que contou com a presença do vereador Vasco Touguinha, responsável pela Unidade de Bibliotecas e Leitura Pública da Câmara Municipal de Loures, os seguintes candidatos:

1.º ciclo - Gabriela Louro Correia (Agrupamento de Escolas José Afonso), Miguel Farias Passana (Agrupamento de Escolas João Villaret) e Sofia Alves (Agrupamento de Escolas da Portela);

2.º ciclo - Leonor Vaz (Agrupamento de Escolas de Camarate), Maria Fonseca Nunes (Agrupamento de Escolas de Camarate) e Tyara Celsia Pimentel da Silva (Agrupamento de Escolas Luis Sttau Monteiro);

3.º ciclo - Ana Margarida Coelho (Agrupamento de Escolas Luis Sttau Monteiro), Janine Bally Valente (Agrupamento de Escolas João Villaret) e Raquel Simões Duarte (Agrupamento de Escolas Luis Sttau Monteiro);

Secundário - Diana Magno Costa (Agrupamento de Escolas da Portela), Igor Oliveira (Agrupamento de Escolas José Afonso) e Leonor Neves (Agrupamento de Escolas José Afonso).