Inaugurado novo campo secundário do Águias de Camarate

14.02.2022

A Câmara Municipal de Loures inaugurou, no dia 12 de fevereiro, o campo secundário do Grupo Desportivo Águias de Camarate. Um equipamento que vai proporcionar melhores condições de treino e competição a atletas de diversos escalões.

• Inauguração do campo secundário Águias de Camarate_1
  • Inauguração do campo secundário Águias de Camarate_2
  • Inauguração do campo secundário Águias de Camarate_3
  • Inauguração do campo secundário Águias de Camarate_4

A cerimónia teve início com o descerramento da placa que assinala a data de inauguração deste novo equipamento desportivo, momento após o qual o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, deixou o compromisso de continuar a apoiar os clubes do concelho, anunciando, em primeira mão, a aquisição de um terreno contíguo ao campo do Grupo Desportivo Águias de Camarate, que irá possibilitar ao clube crescer e ter condições para competir nos nacionais.  “A Câmara Municipal vai adquirir o terreno e vai cedê-lo ao Águias de Camarate para fazer esta tão necessária expansão e melhoramento”, referiu.

O autarca aproveitou ainda para anunciar “uma autêntica revolução no que concerne à articulação com as juntas de freguesia”, revelando que, “a partir de junho deste ano, vamos aumentar as verbas para as juntas de freguesia em mais de 10 milhões de euros por ano”, acrescentando que “só poderemos melhorar o nosso Município se trabalharmos em conjunto para resolver, de forma mais rápida, os problemas diários que afetam as pessoas, os clubes e as forças vivas do concelho”.

Já o presidente da direção do Grupo Desportivo Águias de Camarate, Carlos Ferreira, referiu que “este é um marco assinalável para o nosso clube, porque significa que estamos a cumprir a nossa missão, criando melhores condições para a prática desportiva e para o crescimento saudável dos nossos atletas”.

Com este novo equipamento “passamos a ter maior capacidade de dizer ‘sim’ a mais crianças e jovens, que procuram inscrever-se nas nossas equipas de formação”, acrescentou, referindo que esta é também “uma forma de valorizar e agradecer à nossa escola de futebol – ACFoot – que passará assim a ter mais e melhores condições para pôr em prática os princípios futebolísticos e humanos, que incutimos diariamente nos nossos jovens”.

Carlos Ferreira lembrou ainda que “o clube tem hoje uma resposta social vincada” que, para além de distribuir cabazes alimentares e de higiene a famílias carenciadas da freguesia, garante também aos atletas, em dia de treino, “uma sopa e uma peça de fruta para comerem antes de ir para casa”.

Renato Alves, presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, também sublinhou “a meritória ação social do clube”, que vai muito além da atividade desportiva que a junta de freguesia pretende continuar a apoiar, desde já com o “pagamento da vedação deste equipamento que agora inauguramos”.

Estiveram ainda presentes, nesta cerimónia, a presidente da Assembleia Municipal, Susana Amador, os vereadores Paula Magalhães, Nelson Batista e Paulo Piteira, entre outros dirigentes de entidades da freguesia.

Este novo equipamento foi uma obra executada pela Câmara Municipal de Loures, orçada em mais de 170 mil euros.