Universidade Sénior Portela Sábios reinicia aulas

24.01.2022

A Universidade Sénior Portela Sábios apresentou, no dia 21 de janeiro, as novas linhas orientadoras para o ano de 2022, assinalando assim o início do segundo período de aulas.

• Universidade Sénior Portela Sábios reinicia aulas I
  • Universidade Sénior Portela Sábios reinicia aulas II
  • Universidade Sénior Portela Sábios reinicia aulas III

Foi na sede da Portela Sábios que Octávio Cordeiro, presidente desta Universidade Sénior, projetou as novas linhas orientadoras para 2022, com destaque para a música, desporto, teatro, e a interação com outras universidades seniores, e que marcaram o arranque do segundo período de aulas deste espaço de ensino, que está sob tutela da Associação dos Moradores da Portela.

A Portela Sábios tem atualmente 272 alunos, 25 professores e 32 disciplinas, e tem na sua missão ir ao encontro da comunidade, dando-lhe respostas através das várias atividades que desenvolve: aulas teórico-práticas, visitas de estudo e culturais, eventos lúdico-culturais e teatro.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, marcou presença no arranque do segundo período da Portela Sábios e, na ocasião, mostrou-se satisfeito por reafirmar o seu estatuto enquanto reitor desta universidade, bem como garantiu “zelar pelo bom nome, trabalho, sucesso, progresso e pelo bem-estar de todos os alunos e utentes desta universidade sénior, cumprindo, com toda a exatidão, aquilo que é me exigido”.

“O nosso propósito é trabalhar para o bem-estar da população, valorizando toda uma vida que as pessoas tiveram e que iniciam agora, numa nova fase. E é esse papel ativo que a sociedade e o Município precisam”, salientou o autarca, enaltecendo, de seguida, a importância de existirem instituições como a Portela Sábios, assim como as outras universidades seniores que existem pelo concelho, “que desenvolvem este trabalho de valorização da necessidade, capacidade e sabedoria que esta nova fase da vida pode proporcionar para o nosso coletivo, que é o concelho de Loures”.

Após este momento simbólico, seguiu-se a inauguração de uma exposição de fotografia, que reúne imagens alusivas ao concelho, “reveladas” pelos alunos e professores desta universidade.

Presentes no arranque do segundo período de aulas da Portela Sábios estiveram também a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, o presidente da União das Freguesias de Moscavide e Portela, Ricardo Lima, e a presidente da Associação dos Moradores da Portela, Margarida Louro.