Loures recebe estação meteorológica no âmbito do projeto CLIMA.AML

02.12.2021

O Município de Loures recebeu, no passado dia 26 de novembro, a sua estação meteorológica, instalada na Escola Básica Luís Sttau Monteiro, em Loures, que integra o projeto CLIMA.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, coordenado pela Área Metropolitana de Lisboa (AML).

• Loures recebe estação meteorológica no âmbito do projeto CLIMA.AML 1

Trata-se de uma estação meteorológica que irá fazer parte de uma rede com 18 estações (uma por cada município que integra a AML), nove microssensores de medição urbana e uma plataforma online, que funcionará em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), permitindo conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os impactes nas comunidades locais.

A instalação da estação meteorológica insere-se no âmbito do projeto CLIMA.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano que, por sua vez, integra as atividades decorrentes do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da AML, contribuindo também para os objetivos do Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loures.

Este projeto, do qual o Município é parceiro, visa criar uma solução integrada que permita a monitorização meteorológica, através da qual se pretende reforçar processos de decisão com base no modelo de gestão e disseminação de informação em tempo real e, em simultâneo, agregar métricas fundamentais para compreender a evolução do clima e promover a respetiva adaptação.

O CLIMA.AML está inserido no programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática, e é financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

O projeto, que está a ser implementado na AML desde março, decorrerá até ao final do primeiro semestre de 2023, e integra os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.