Rotas de Leitura

Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures

27.10.2021

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, recebeu, no dia 26 de outubro, o seminário Na era dos algoritmos, que desafios para as bibliotecas escolares?, integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

• Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures 2
  • Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures 3
  • Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures 4
  • Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures 5
  • Os desafios para as bibliotecas escolares debatidos em Loures 6

O seminário integrou a iniciativa Rotas de Leitura, que teve como objetivo promover o papel das bibliotecas escolares como elemento no processo de ensino, bem como uma reflexão sobre os desafios que se colocam em matéria de educação.

“Neste encontro pretende-se promover a biblioteca escolar como um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem, fomentar o sentimento de comunidade, ampliar as relações entre os bibliotecários escolares e a comunidade educativa, contribuir para a dinamização das bibliotecas escolares, assim como a promoção do livro e da leitura em contexto escolar, salientou Vasco Touguinha, vereador responsável pela Unidade de Bibliotecas e Leitura Pública na Câmara Municipal de Loures, na sessão de abertura do seminário.

Para o autarca, o evento foi concebido com vista a “abordar uma temática atual e pertinente, partindo da realidade que todos vivenciámos durante o contexto da pandemia, em particular as crianças e os professores, com a necessidade de adaptação ao ensino à distância”.

“Estas Rotas decorrem no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e, dessa forma, valorizam o trabalho que é feito, quer pelos professores bibliotecários e as suas equipas, quer pela rede de trabalho das bibliotecas municipais, que valorizam e contribuem para o sucesso das ações no terreno”, destacou, por seu lado, Ana Paula Ferreira, representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

“Na presente edição”, acrescentou Ana Paula Ferreira, “as Rotas de Leitura levam-nos a refletir e a discutir criticamente o papel das bibliotecas escolares nestes tempos híbridos, em que a mudança constante e a incerteza caracterizam a nossa vida”.

Já António Lobão, diretor do Centro de Formação Loures Oriental, presente igualmente na sessão de abertura do seminário, afirmou que “não existindo uma definição única de educação, certo é que tudo gira em torno de um eixo consensual, o qual visa a inclusão plena de cada pessoa na sociedade, dotando-a de sentido crítico, responsabilidade e de capacidade de mobilização e intervenção”.

O seminário contou com a participação de mais de duas dezenas de professores bibliotecários e assistentes técnicos, que desenvolvem atividade nas bibliotecas escolares.

A iniciativa ficou também marcada pela apresentação de diversos projetos de boas-práticas no âmbito das bibliotecas escolares, por diferentes agrupamentos de escolas dos concelhos de Loures, Lisboa e Sintra.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, contemplou ainda um apontamento teatral – O Silêncio da Água –, baseado no livro de José Saramago, produzido e realizado pela equipa de animação da Rede de Bibliotecas Municipais de Loures.

Recorde-se que nos dias 12 e 19 de outubro, as Rotas de Leitura integraram dois workshops, subordinados ao tema Gestão da Biblioteca Escolar.