Água e resíduos

SIMAR vão investir 4 milhões até 2020

18.09.2015

Aumento da frota, alargamento de circuitos de recolha e melhoria na telegestão estão entre as medidas aprovadas para os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas (SIMAR).

• Interrupção na recolha de resíduos urbanos

A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião de câmara realizada a 19 de setembro, um conjunto de medidas para melhorar o serviço de abastecimento de água e a recolha de resíduos sólidos nos concelhos de Loures e de Odivelas.

Este pacote de medidas insere-se no Plano de Ação dos SIMAR, que visa contribuir para que seja cumprido o Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020.

Com um investimento perto de quatro milhões de euros, as medidas passam pelo aumento da frota de veículos de recolha, alargamento dos circuitos de recolha seletiva, colocação de mais contentores, e melhoria do serviço de telegestão do serviço de abastecimento de água.

Associação Chão dos Bichos

Também aprovada nesta reunião foi a constituição do direito de superfície, sobre propriedade municipal, na União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, a favor da associação Chão dos Bichos. A área identificada corresponde à cedência de duas parcelas municipais para instalação da associação. O objeto do direito de superfície corresponde à construção e funcionamento de um canil e gatil para recolha e alojamento de animais.

Recorde-se que esta associação viu, recentemente, a sua situação agravada na sequência de um incêndio que destruiu grande parte das suas instalações.