Ir para o Conteúdo

Faz a mistura certa

Semana da Mobilidade em Loures

18.09.2015

Foi sob o lema Faz a mistura certa que a Câmara Municipal de Loures apresentou, oficialmente, no dia 16 de setembro, a Semana da Mobilidade.

 

  • mobilidade1
  • mobilidade2
  • mobilidade3

 

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, e Paulo Piteira, vice-presidente da Autarquia, apresentaram, nos Paços do Concelho, no dia 16 de setembro, as atividades e os parceiros que vão integrar a Semana da Mobilidade, que decorre até dia 22 deste mês.
Composta por exposições, percursos em modos suaves, debates, entre outras atividades, a Semana da Mobilidade tem como objetivo a sensibilização para a utilização de diferentes meios de transporte em cada viagem, através da sua combinação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, do ambiente e da economia.
“Vivemos numa área metropolitana em que prevalece um sistema de transportes que remete os cidadãos para a utilização do transporte individual, e em que o transporte público é escasso e desarticulado entre si”, começou por dizer Paulo Piteira. “O atual executivo decidiu assumir a área de mobilidade e das acessibilidades como uma das prioridades da sua ação”, referiu o vice-presidente, acrescentando que a Autarquia tem procurado “estreitar e operacionalizar o relacionamento com os operadores de transportes públicos que atuam no concelho, de modo a ajustar os serviços prestados às necessidades das populações”. Exemplo disso são as “várias reuniões com comissões de utentes e operadores de transportes coletivos, com vista a assegurar carreiras e articulação de circuitos”.

Loures Acessível
Paulo Piteira chamou ainda a atenção para o diagnóstico realizado pelo Município “sobre as condições de acessibilidade pedonal e a prestação dos transportes públicos no concelho de Loures”.
Com o Loures Acessível – assim se chama o plano que está ser implementado – “pretende-se eliminar de forma organizada e hierarquizada as barreiras atualmente existentes no território a nível da via pública, dos edifícios municipais, transportes públicos e da comunicação”.
É ainda pretensão do Município assegurar o incremento de modos suaves de deslocação, através de uma rede estruturante de ciclovias que sirva o sistema urbano mais denso e contínuo que caracteriza o sul do concelho de Loures, polarizado nas cidades de Loures e Sacavém, estando em fase de projeto o percurso Sacavém-Portela-Moscavide.

Para Bernardino Soares, a “mobilidade é um direito das populações, que não pode ser negado, de modo a poderem ter um estilo de vida mais tranquilo e em que possam aceder aos serviços públicos e ao emprego”.
O presidente da Câmara criticou o Governo, acusando-o de uma “política nacional de desvalorização do transporte público. Não estamos contra uma coordenação metropolitana com a participação dos municípios, mas para isso acontecer tem de haver meios”, acrescentou. “O que se fez foi empurrar para os municípios uma responsabilidade, e sobretudo uma obrigação, de encontrar os meios financeiros para sustentar as opções de transporte público. O que significa empurrar para os municípios a cobrança de uma qualquer taxa ou tarifa para acorrer aos fundos que a Administração Central não quer alocar a esta importante área da vida em sociedade”, concluiu.

 

Escolhe. Muda. Combina
Faz a mistura certa. Escolhe. Muda. Combina é a assinatura da Semana da Mobilidade que irá oferecer à população uma panóplia de diferentes atividades.
Assim sendo, no dia 18 de setembro, às 15h30, no Museu Municipal do Conventinho, está marcada a tertúlia Mobilidade – ontem e hoje que vai pôr várias gerações, avós e netos, a discutir os modos de deslocação da população do concelho no passado e no presente. Esta será enriquecida com uma exposição de fotografia construída a partir do espólio do Município.
Já no dia 19, das 15h00 às 19h00, o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia recebe a iniciativa Aprende a pedalar, que consiste em aulas de condução de bicicletas acompanhadas pela equipa de sensibilização e educação ambiental da Autarquia.
Também no dia 19, mas às 20h00, terá a possibilidade de participar no percurso pedestre noturno, um percurso de cariz circular que irá atravessar a Várzea de Loures, com destino a Santo Antão do Tojal, com regresso ao Parque da Cidade de Loures por volta das 23h00.
O Triatlo da Mobilidade está marcado para dia 20, às 10h00. Com ponto de partida e chegada ao Parque da Cidade de Loures, desenvolver-se-á sequencialmente: de modo ciclável entre o Parque da Cidade e o Infantado; de transporte público entre o Infantado e o Jardim Major Rosa Bastos; e de modo pedonal entre o Jardim Major Rosa Bastos e o Parque da Cidade.
Numa parceria com a Rodoviária de Lisboa, aproveitou-se a Semana da Mobilidade para introduzir uma importante alteração nos autocarros do serviço Rodinhas, que passarão a estar equipados de modo a permitir o transporte e a fixação de bicicletas no seu interior. Esta alteração será apresentada publicamente em Moscavide, junto à saída do metro, pelas 8h00 da manhã do dia 21 de setembro.
Para encerrar a semana, no dia 22 de setembro, às 21h00, realiza-se no salão da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, na Portela, o seminário Faz a mistura certa, que visa dar a conhecer o que de melhor tem sido concretizado nos últimos anos na área da mobilidade em Portugal e mostrar, simultaneamente, o que está planeado para o concelho de Loures. 


 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora