129.º Aniversário do Concelho

Noite de Condecorações Municipais

29.07.2015

As condecorações municipais são um ponto alto nas comemorações do aniversário do concelho, e mais uma vez, este ano, voltaram a encher a Praça da Liberdade, frente aos Paços do Concelho.

• Noite de Condecorações Municipais

Liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, e com a participação dos restantes vereadores eleitos - Paulo Piteira, Fernando Costa, Ricardo Leão, Maria Eugénia Coelho, Sónia Paixão, António Pombinho, Nuno Botelho, Ricardo Lima e Tiago Matias – esta cerimónia distinguiu personalidades e instituições, que se destacaram pelo seu trabalho e percurso, na música, no desporto, na educação e formação, na atividade económica e desenvolvimento, no associativismo e ainda na intervenção cívica e política.

“Atribuímos hoje, data em que se celebra o 129.º aniversário do concelho, as condecorações municipais. O reconhecimento a alguns dos que se destacaram pelo seu trabalho na sociedade e na nossa comunidade. E de acordo com os princípios que definimos, a opção deste ano foi, mais uma vez, para a não banalização das condecorações municipais, tendo como resultado a atribuição de apenas oito medalhas. Solidifica-se assim um caminho iniciado no ano passado, em que pôs fim a uma proliferação absurda de condecorações, mais orientada para objetivos de influência política, do que para o reconhecimento institucional.

As condecorações municipais que vamos hoje entregar demonstram que há trabalho, qualidade e muita vontade de transformação e mudança no sentido do progresso e da justiça. E é essa força transformadora que queremos que seja o motor da evolução do nosso concelho e do nosso país.”

Foi desta forma que Bernardino Soares encerrou o seu discurso de abertura da sessão solene das condecorações municipais, dando depois lugar à entrega das respetivas medalhas.

Os galardoados

A Medalha Municipal de Serviços Distintos foi atribuída a Carlos Manuel Ramalheiro Mota, trabalhador da GesLoures desde 1992 que, com o seu empenho e elevado profissionalismo contribuiu para a divulgação, desenvolvimento, formação e promoção da natação adaptada no concelho de Loures e, recentemente, eleito “Treinador do Ano” em 2015, pela Associação Portuguesa de Técnicos de Natação.

Num reconhecimento do seu insubstituível papel no desenvolvimento do país e do concelho, a Escola Pública foi distinguida com a Medalha Municipal de Mérito. Galardão recebido com muito entusiamo pelos presidentes dos agrupamentos de escolas de Loures que fizeram questão de marcar presença nesta cerimónia.

A Associação Empresarial de Bucelas também foi merecedora da mesma distinção, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da legalização de instalações empresariais na freguesia de Bucelas e pelo seu importante papel na discussão pública do Plano Diretor Municipal.

Na área musical, os agraciados com a Medalha Municipal de Mérito foram: Rita Redshoes, considerada uma das mais talentosas compositoras e intérpretes da sua geração; e DJ Marfox, considerado já uma lenda da musica urbana. E na área desportiva, o mérito foi atribuído a António Alberto Bastos Pimparel, conhecido como Beto, pelos serviços prestados ao futebol nacional e à nação, bem como pelo exemplo que é, e o prestígio que traz ao concelho de Loures.

O galardão mais importante, Medalha de Honra do Concelho, ficou guardado para o final, tendo sido atribuído ao Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, pelas suas seis décadas a preservar a identidade de um passado, sempre ligado à ‘alma saloia’. E com a mesma distinção foi, ainda, galardoado, a título póstumo, Herberto de Castro Goulart da Silva, pela sua intensa atividade política e cívica, desde os tempos do fascismo até aos últimos dias. Personalidade que ficará para sempre ligada ao concelho de Loures e à futura Biblioteca Municipal Ary dos Santos, à qual a sua família doou um considerável fundo documental.