Viagem inaugural em Sacavém

Carreira 300 da Rodoviária de Lisboa já circula na Quinta do Mocho

01.07.2015

Desde o dia 1 de julho que a carreira 300 da Rodoviária de Lisboa (RL) conta com duas novas paragens na Quinta do Mocho, em Sacavém. Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, participou na viagem inaugural.

• Carreira 300 1
  • Carreira 300 2
  • cidadãos

A carreira 300 já existe e liga Lisboa (Campo Grande) a Sacavém (Praça da República). A novidade é que, a partir de agora, passa a circular na Quinta do Mocho, contando com duas novas paragens: na Alameda das Comunidades, junto ao Centro de Saúde, e a seguir à rotunda da Casa da Cultura de Sacavém, na Avenida Amílcar Cabral.

Bernardino Soares, Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara de Loures, e a vereadora Maria Eugénia Coelho, acompanhados pelos administradores da RL, António Corrêa de Sampaio e João Cunha, e ainda pelo presidente da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Filipe Santos, fizeram a viagem inaugural da carreira 300.

A partir da Praça da República, passando pela zona baixa de Sacavém, seguiram até à entrada da Quinta do Mocho, onde saíram, aproveitando para visitar a galeria de arte pública daquele bairro.

“É muito boa ideia. Já precisávamos de uma carreira aqui no bairro”, disse Maria Filomena Borges, moradora na Quinta do Mocho. “Não havia transportes. Para apanhar a camioneta, tínhamos de ir lá abaixo ao jardim. Só é pena o horário não ser mais alargado, inclusive aos fins de semana. Mas já é melhor que nada”, sublinhou.

“Hoje é um dia feliz”, reforçou a vereadora com o pelouro da coesão social, Maria Eugénia Coelho. “Não só os moradores da Quinta do Mocho têm transporte mais perto de casa, como permite a qualquer pessoa aceder ao bairro. Mais importante ainda, restitui a autoestima a quem aqui vive”.

Recorde-se que também a carreira 308 sofreu alterações no seu percurso, passando a circular no centro de Sacavém (zona antiga), onde se concentra grande parte do comércio e dos serviços, dando resposta a uma justa pretensão da população e da Associação de Comerciantes de Sacavém.
Estas alterações resultam de vários contactos que a Câmara Municipal de Loures tem vindo a estabelecer com a Rodoviária de Lisboa, no sentido de procurar ajustar a oferta de transporte público existente às reais necessidades dos cidadãos.