Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro

17.06.2021

O Município de Loures, em parceria com a empresa Hardlevel, entregou, no dia 15 de junho, o primeiro prémio do concurso Vamos dar o Litro à Escola Básica do Fanqueiro.

• Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 1
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 2
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 3
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 4
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 5
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 6
  • Entrega de prémios do concurso Vamos dar o Litro 7

O Concurso Vamos dar o Litro resulta de um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal de Loures e a empresa Hardlevel, assumindo assim o Município o compromisso com o ambiente, num pilar estratégico de Educação Ambiental na promoção da economia circular, assente na separação de Óleos Alimentares Usados (OAU).

A Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental visa contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, bem como para a construção de uma sociedade justa, inclusiva, de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, que conjugue a equidade entre gerações, a qualidade de vida dos cidadãos e o crescimento económico.

A Escola Básica do Fanqueiro foi a grande vencedora deste concurso, recolhendo 727 litros de OAU, evitando assim a contaminação de 727 milhões de litros de água.

A Autarquia tem vindo a apostar no alargamento da Rede Municipal de Recolha de OAU, existindo neste momento 65 oleões, distribuídos por todas as freguesias do concelho. Em 2020, o Município registou um acréscimo de 38% face ao ano anterior, com a recolha de 35 toneladas de OAU.

Recorde-se que Loures foi o primeiro Município do país a instalar oleões inteligentes, que permitem acompanhar, à distância, os seus níveis de enchimento e otimizar as rotas de recolha, contribuindo para a descarbonização desta operação.

Em paralelo com este trabalho, a Câmara Municipal tem dinamizado ações de sensibilização sobre esta temática, junto da comunidade escolar e da população. A atividade O que fazes ao óleo das tuas batatas fritas? é disso exemplo e contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Fanqueiro, numa iniciativa que integrou a 6.ª edição do Loures InSS.

Na entrega de prémios esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira.