Santo Antão do Tojal vai ter nova Unidade de Saúde em terreno municipal

16.06.2021

A Câmara Municipal de Loures deu hoje um passo decisivo para a construção da nova Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal, com a aprovação de um protocolo de colaboração a celebrar com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

• Santo Antão Tojal aérea

Nos termos desse protocolo, o novo equipamento de saúde ficará localizado num terreno municipal, a ceder à ARSLVT, localizado entre a Rua Padre Américo e a Alameda Arquiteto António Canevari, na Quinta do Aqueduto, em Santo Antão do Tojal.

De acordo com o documento, aprovado por unanimidade na reunião camarária de hoje, o investimento necessário à construção desta unidade de saúde, a qual irá servir uma população de cerca de 10.500 utentes, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência.

Na proposta aprovada sublinha-se “a carência de infraestruturas adequadas para a prestação de cuidados de saúde na área de atuação da unidade de cuidados de saúde de Santo Antão do Tojal” e a necessidade de se promover uma “melhoria das condições em que os referidos cuidados de saúde são prestados”.

Nesta reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Loures fez saber que o projeto de arquitetura do novo equipamento está “a ser terminado”, prevendo-se que os projetos de especialidades sejam concluídos “nas próximas semanas”. “Contamos a seguir a isso fazer o lançamento do concurso de empreitada, uma vez que o terreno já está disponibilizado”, acrescentou Bernardino Soares.

Recorde-se que este não é o único investimento na área da saúde que está a ser concretizado no concelho, em parceria com a Câmara Municipal de Loures. Em Santa Iria de Azóia, encontra-se em curso a construção de uma nova unidade de saúde, no Bairro Terra de Frades, cujas obras deverão estar concluídas em novembro.

Quanto ao Catujal, foi já lançado o concurso público para a construção da nova unidade de saúde, junto ao Parque Verde do Planalto do Catujal, a qual irá servir uma população de cerca de 13 mil utentes.