Portela

Câmara requalifica prédios municipais na Quinta da Vitória

16.04.2021

A Câmara Municipal de Loures está a proceder à reparação e beneficiação dos edifícios municipais na Quinta da Vitória, na Portela, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

• qvitória1
  • qvitória2
  • qvitória3
  • qvitória4
  • qvitória5

As beneficiações nos 84 fogos municipais visam responder às principais anomalias detetadas, nomeadamente, infiltrações, roturas, arranjos nos espaços exteriores, problemas nos circuitos elétricos, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal de Loures efetuou esta manhã uma visita às obras em curso, durante a qual sublinhou que este “era um bairro que não tinha tido praticamente intervenção desde a sua construção e isso, naturalmente, notava-se na sua degradação”.

Nos últimos anos – acrescentou – “retomámos no Município a questão da Habitação, que estava completamente abandonada. A grande prioridade foi intervir nos bairros de propriedade municipal. Não só no edificado, onde já muito foi feito, mas também na relação com as pessoas e no acompanhamento das situações dos agregados familiares. Isso é que nos permite ter uma gestão em conjunto com a população que vive em cada bairro”.

As intervenções na Quinta da Vitória juntam-se às já executadas no Bairro da Quinta da Fonte (Apelação) e no Bairro da Quinta das Sapateiras (Loures) e às que também se encontram em curso no Bairro de São Sebastião de Guerreiros (Loures) e no Bairro de Santo António (Camarate). No total, o investimento municipal na melhoria das condições de habitabilidade nos bairros municipais é já superior a quatro milhões de euros.

Estratégia Local de Habitação

À margem da visita à Quinta da Vitória, Bernardino Soares deu nota da Estratégia Local de Habitação para o Concelho de Loures, em relação à qual está já aprovado um plano que prevê um investimento público de 157,1 milhões de euros a concretizar até 2025, e que servirá para pôr fim às carências habitacionais de mais de 3800 agregados familiares do concelho.

“Esta estratégia tem várias vertentes. Não é apenas uma estratégia de habitação social, mas sim para procurar responder a todas as necessidades de habitação, que são muito diversificadas”, garantiu.

O plano prevê, por exemplo, no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação criado pelo Governo em 2018 – a candidatura a financiamento para intervir em 3800 fogos, a grande maioria habitações muito degradadas.

“Este programa tem uma novidade, que é a possibilidade de os proprietários privados candidatarem-se a recuperar as suas próprias casas”, frisou. Relativamente a esta possibilidade, o presidente da Câmara Municipal anunciou que a Autarquia “vai lançar uma grande campanha de divulgação, nos bairros e junto das pessoas, para que estas se possam candidatar”.

O plano prevê também construção de raiz: “Procurámos soluções que fossem possíveis nos prazos de execução. A grande dificuldade deste plano é a sua execução até final de 2025. Não é possível ir para soluções que sejam de difícil concretização. Essa questão coloca-se ao nível da aquisição de terrenos e, por isso, tivemos que escolher espaços que já eram da Câmara ou terrenos públicos.”

Fim à vista para o Bairro da Torre

Bernardino Soares deu conta ainda da resolução, para muito breve, do problema no Bairro da Torre, em Camarate: “Neste momento restam só três famílias, que são numerosas e com algumas condicionantes em termos de realojamento, mas a nossa expectativa é que daqui a algumas semanas possamos resolver, de vez, esse problema e acabar com o Bairro da Torre.”

O autarca explicou que o Município está, “em simultâneo, a trabalhar com os proprietários daqueles terrenos para definir um plano de urbanização capaz de potenciar a utilização em atividades económicas”.

“Esta é uma grande notícia. Aquele bairro existe há mais de 50 anos. Já teve vários realojamentos e nunca acabou. Gostaria muito que se tornasse um símbolo no nosso concelho e no país de que é possível pôr fim a situações de habitação indigna, desde que haja trabalho concertado, esforço e investimento”, confidenciou.